Todo material deve ser descartado nos postos de coleta específicos, como as farmácias
Uma dúvida, principalmente para quem consome remédios de uso contínuo, é como descartar os medicamentos vazios. Assim como a bula e a embalagem de papelão, eles podem ser destinados à reciclagem normal? A respostas é não. Juntamente com os medicamentos vencidos ou em desuso, as embalagens primárias, que ficam em contato direto com o remédio (blister, pote de vidro, de plástico e bisnagas), devem ser descartadas nos postos de coleta localizados nas farmácias.
Como descartar os medicamentos?
Todo material que esteve em contato com o medicamento e também os remédios vencidos devem ser descartados nos postos de coleta específicos (em farmácias), de onde serão encaminhados para a incineração, um processo de tratamento térmico a uma temperatura que varia de 800 a 1200ºC. As cinzas geradas são encaminhadas a aterros especiais.
As embalagens primárias nunca devem ser descartadas em lixo comum, pois podem contaminar o solo e os rios ou ainda serem encontrados no lixo e utilizados de forma indevida. Para saber onde tem uma farmácia com ponto de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso, acesse o site do programa Descarte Consciente.
Fonte:https://panoramafarmaceutico.com.br/como-descartar-medicamentos-vazios/