Distribuidoras da Abradilan geram R$ 22 bi em vendas

Novo presidente eleito para o período de 2023 a 2025, Juliano Cunha Vinhal não escondia o orgulho ao ressaltar os números superlativos e a agenda da associação para este biênio

As 160 distribuidoras de medicamentos que integram a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) confirmaram mais uma vez seu protagonismo ao celebrarem os 25 anos da entidade. Essas empresas movimentaram um valor recorde de R$ 22,2 bilhões em vendas para farmácias nos últimos 12 meses até abril.

O jantar comemorativo que ocorreu nesta quinta-feira, dia 15, na Casa Giardini, em São Paulo (SP), foi uma boa mostra dessa relevância. O evento mobilizou uma audiência expressiva formada por dirigentes e executivos da indústria e do varejo, de olho em novas oportunidades de negócios com o atacado.

Novo presidente eleito para o período de 2023 a 2025, Juliano Cunha Vinhal não escondia o orgulho ao ressaltar os números superlativos e a agenda da associação para este biênio, com claro foco do apoio ao desenvolvimento do varejo regional e independente. O empresário concedeu uma entrevista exclusiva para o Panorama Farmacêutico.

Como você avalia o desempenho das distribuidoras associadas?

Essa resposta está nos dados da IQVIA, que ratificam nossa capilaridade. Atendemos 91% das farmácias brasileiras em 95% dos municípios, sustentados por 480 mil metros quadrados de centros de distribuição. O faturamento de R$ 22,2 bilhões nos 12 meses até abril representa um market share de 30% do mercado de distribuição em unidades. Temos ainda mais ascendência no segmento de genéricos e similares, com 44,8% de participação em CPP.

Que desafios estão entre as prioridades do setor para este ano?

Precisamos pensar sobretudo na corresponsabilidade da garantia de abastecimento, o que evita a ruptura nas farmácias e aprimora o controle do mix. Vamos continuar a bater na tecla da não verticalização. É preciso fortalecer cada vez mais um papel da distribuição que não se limita à função atacadista. As empresas do segmento levam serviços e valor de relação para um universo de farmácias carente de gestão.

Mas como estruturar esse apoio ao pequeno e médio varejo?

Nosso calendário de eventos é um dos recursos mais eficazes e necessários para fomentar a excelência na gestão e a produtividade das distribuidoras, que por sua vez replicarão esse aprendizado para os pontos de venda (PDVs). O Conexão Farma, por exemplo, somou na última edição mais de 30 horas de conteúdo, 140 expositores e 23 mil visitantes, democratizando o acesso a conhecimento. Temos também o Fórum Abradilan de Desenvolvimento Empresarial, uma convenção e a Viagem Técnica Internacioanl (VTI).

Existem também ferramentas internas disponíveis para o associado, como o IGA (Indicadores de Gestão Abradilan) e a Universidade Corporativa, criando espaços abertos para diversas iniciativas de gestão. Essa é a chance de amplificar nossa voz, solidificar nossa posição no mercado e construir mudanças que ressoem em nossa comunidade.

Que pontos a entidade acredita que devam ser aprimorados na relação com a indústria?

O distribuidor representa mais de 60% da venda da indústria. O principal ponto é fazer com que ela perceba esse valor. Temos condições de qualificar e implementar estratégias que a indústria não consegue, por não ter acesso direto aos varejistas. Podemos ter atuação mais determinante como um braço de trade dos laboratórios e fabricantes de HPC, conectando-os com as farmácias de menor porte.

Como as distribuidoras vêm absorvendo a tecnologia e inovação em suas operações?

Absorver inovação já faz parte das rotinas do setor, a começar pelos pedidos eletrônicos, passando também pela inteligência artificial e pelo uso da ciência de dados para municiar a força de vendas. Mas essa incorporação vem ganhando velocidade e qualificação, por meio de pessoas mais bem preparadas na formação da equipe e no uso de instrumentos tecnológicos.

Distribuidoras da Abradilan apresentam novo conselho

Na oportunidade, as distribuidoras da Abradilan também apresentaram seu novo conselho diretivo. O grupo realça a abrangência geográfica da entidade ao reunir empresários atuantes em praticamente todas as regiões do País.

Nova diretoria da Abradilan (2023-2025)

  • Presidente: Juliano Cunha Vinhal – Meditem (MG)
  • Vice-presidente: Vinicius Andrade – Orgafarma (MG)
  • Diretor financeiro: Jony Sousa – Emefarma (RJ)
  • Diretor de relações institucionais: Marco Aurélio Melo – Grupo MTF (GO)
  • Diretor secretário: Aclair Machado – Neosul (SC)
  • Diretor secretário adjunto: Ubiratan Novelino Junior – American Farma (PA)
  • Diretor executivo: Vinícius Dall’Ovo
  • Diretor executivo de relações institucionais: Ivan Coimbra

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/abradilan-gera-r-22-bi-em-vendas/?utm_campaign=16062023_-_eventos&utm_medium=email&utm_source=RD%20Station

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