Abradilan participa de evento do IBEVAR

Associação foi apoiadora do Prêmio Inovação Varejo, que aconteceu junto da apresentação do Ranking IBEVAR – FIA 2023

A exemplo do que se faz todos os anos o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR), em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), lançou a edição do Ranking IBEVAR – FIA, 2023, no último dia 19 de setembro de 2023.

Procurando sempre trazer elementos novos, e não apenas reproduzir informações já existentes, o relatório traz dados primários devidamente analisados. Além disso, busca-se em cada edição introduzir um aspecto novo, ou seja, ainda não contemplado nas edições anteriores.

Há aspectos que podem ser encontrados em outras publicações, pois é necessário reunir nesse tipo de documento todas as informações mais relevantes para o varejo. Dados macroeconômicos sobre o consumo, o faturamento das varejistas, a produtividade por empregado, a produtividade por loja e o crescimento das organizações são elementos presentes em outras publicações. “Nesse caso a equipe técnica aporta à análise um criterioso exame de modo a verificar a consistência das informações divulgadas pelos diferentes veículos ou mesmo fornecidas diretamente pelas organizações varejistas”, diz o Presidente do IBEVAR e Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP), Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo.

Nenhum outro relatório identifica as empresas mais eficientes no uso conjunto de seus recursos, elenca as varejistas mais admiradas pelos consumidores e por seus colaboradores. “Isso é possível porque o ranking IBEVAR – FIA lança luz a partir da proa, graças a utilização de sofisticados recursos de captura de dados e análise estatística.

Neste ano incluímos dois outros aspectos extremamente relevantes. Primeiro, o relatório traz uma análise financeira das empresas varejistas de capital aberto. Segunda novidade, além de relacionar as empresas varejistas mais admiradas em cada segmento, essa edição aponta quais são as lojas mais admiradas das respectivas operações.

Espera-se com esses elementos ampliar o conhecimento sobre as operações de varejo e distribuição por meio não apenas de informações óbvias , mas também , principalmente, apoiando-se em sondagens a respeito de dimensões fundamentais, porém pouco ou nada conhecidas.”

Canal farma no Ranking

Oito redes de farmácias figuram na lista das farmácias mais eficientes do Brasil. O ranking mapeia 120 varejistas de capital aberto ou com operações de vendas físicas e digitais em todas as regiões do País, a partir da análise de uma série de variáveis financeiras. A lista de critérios inclui faturamento geral, a proporção da receita por número de lojas e colaboradores e o índice de crescimento em 2022 na comparação com o ano anterior. Considera ainda a margem bruta, o giro dos ativos, o retorno sobre o capital investido e o índice de endividamento.

A pesquisa leva em conta também as impressões de consumidores e dos próprios funcionários, por meio de entrevistas e algoritmos que processam informações, imagens e comentários na internet e redes sociais. Todos esses quesitos formam notas de 0 a 1, com até três casas decimais.

Metade das oito redes de farmácias  do Brasil apresenta quocientes acima de 0,6, sendo que duas obtiveram a nota máxima. Raia Drogasil e d1000 alcançaram 1 de pontuação.

Na mesma ocasião aconteceu o Prêmio Inovação Varejo, que teve o apoio da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan).

Compartilhe: