A expectativa é de um crescimento de 9,1% no faturamento em relação ao ano anterior, com a arrecadação esperada de R$ 9,3 bilhões apenas no e-commerce
A Black Friday é, sem dúvida, um dos momentos mais esperados pelos lojistas. No entanto, em um cenário de alta competitividade e constantes mudanças no comportamento do consumidor, o sucesso de vendas não depende apenas de descontos atrativos. A forma como os preços, produtos e promoções são comunicados e como a loja se integra ao ambiente digital podem ser fatores determinantes para que o varejista colha resultados positivos.
De acordo com um estudo realizado pelo Google com quase dois mil consumidores, 43% dos entrevistados estão interessados em ofertas de medicamentos sem prescrição, como suplementos e vitaminas, dando uma oportunidade para as farmácias alavancarem seus negócios nesta data.
Para a Black Friday de 2024, segundo a Confi.Neotrust, a expectativa é de um crescimento de 9,1% no faturamento em relação ao ano anterior, com a arrecadação esperada de R$ 9,3 bilhões apenas no e-commerce. Isso demonstra que a data continua sendo uma grande oportunidade para os varejistas e, no setor farmacêutico, o potencial de crescimento está diretamente relacionado à experiência que as farmácias podem oferecer aos clientes.
Pensando nisso, a Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, separou cinco dicas que podem ajudar o varejista a aproveitar a Black Friday:
Ofereça descontos reais
De acordo com o estudo realizado pelo Google, 62% dos brasileiros pretendem aproveitar a Black Friday, e 70% deles têm alta probabilidade de realizar compras. Para captar essa demanda é fundamental oferecer descontos reais.
Parcerias com fornecedores para negociar preços de produtos, como suplementos, cosméticos e vitaminas podem garantir ofertas mais atrativas para os consumidores. Aqui, a transparência nas promoções não apenas atrai, mas fideliza o cliente.
Kits promocionais podem ajudar
Muitas vezes, oferecer descontos agressivos em cosméticos ou produtos premium pode ser desafiador. Nesse contexto, a criação de kits promocionais é uma excelente estratégia. Ao montar kits com produtos complementares, é possível otimizar o estoque parado e ainda proporcionar uma experiência de compra diferenciada para o cliente. A sensação de adquirir múltiplos itens de qualidade a um preço especial cria valor agregado e incentiva a recompra.
Comunicação transparente é essencial no relacionamento com o cliente
Uma experiência de compra satisfatória começa na clareza das informações fornecidas ao cliente. Certifique-se de que os descontos, os estoques disponíveis e os prazos de validade das promoções estejam claros, tanto no e-commerce quanto na loja física.
Ninguém gosta de fazer uma compra online e ser surpreendido com o cancelamento devido à falta de produtos. Um sistema de gestão de estoques eficiente, que integre os canais físico e digital, é crucial para evitar essas frustrações.
Seja omnichannel
A omnicanalidade não é mais uma tendência, mas uma necessidade. De acordo com dados da Linx, na Black Friday de 2023, 29% dos pedidos em lojas omnichannel foram retirados nas lojas e 61% dos produtos saíram do estoque das unidades físicas.
A integração entre os canais digitais e físicos não só aumenta as opções para o cliente, como também melhora a experiência de compra. Oferecer a opção de compra online e retirada na loja ou troca facilitada são excelentes formas de garantir conveniência e agilidade.
Pense no pós-venda com programas de fidelidade
A Black Friday é uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes, mas a fidelização não pode depender apenas dessa data. Investir em programas de fidelidade permite que o varejista mantenha o relacionamento com o cliente ao longo do ano. Segundo uma pesquisa da Bain & Company, clientes fiéis tendem a gastar 67% a mais do que novos consumidores. Além disso, de acordo com um estudo da Harvard Business Review, a fidelização pode aumentar o faturamento de uma empresa em até 95%.
Por isso, nesta Black Friday é imprescindível oferecer promoções personalizadas, descontos via WhatsApp e cashbacks. Mostrar que se importa com a saúde e bem-estar do cliente faz toda a diferença, além de ser uma boa estratégia de pós-venda para garantir o retorno à sua farmácia.
Com essas estratégias, as farmácias podem não só aumentar suas vendas durante a Black Friday, mas também proporcionar uma experiência de compra que fortaleça o relacionamento com seus clientes, transformando-os em consumidores fiéis.
Fonte: Linx