Redução de temperatura alcançada com uso da tecnologia garante a eficácia e a qualidade de medicamentos

Produto  da 3TC Isolamento possibilita que indústrias farmacêuticas se adequem aos padrões da RDC 430/2020, estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

É preciso dar atenção especial no armazenamento de produtos farmacêuticos em épocas e locais de altas temperaturas. A exposição de medicamentos ao calor extremo pode, em algumas vezes, fazer com que sua eficácia seja comprometida. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a temperatura ambiente ideal para conservação desses produtos é de 15°C a 30°C, sendo recomendável o armazenamento em locais com controle de temperatura e umidade.

No caso da fabricação de medicamentos, as indústrias devem seguir os mesmos padrões. Para garantir a qualidade e a eficácia dos produtos, os fabricantes seguem um conjunto de normas determinadas pela Anvisa, a resolução RDC 430/2020, que estabelece as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos.

Com a complexibilidade que a padronização da RDC 430 traz para as indústrias no setor, alternativas tiveram de ser buscadas. Um exemplo disso é a tentativa de redução de calor nos galpões logísticos. Com o objetivo de diminuir a temperatura em empresas em todo o País, a tecnologia desenvolvida pela 3TC Isolamento, líder nacional e pioneira em sistemas de isolamento térmico, é basicamente a mesma aplicada em trajes espaciais, sendo a única do mercado capaz de combater as três formas de transferência de calor: condução (transferência de calor pela matéria), convecção (transferência de calor pelo ar e líquidos) e radiação (transferência de calor pelos raios infravermelhos).

Tecnologia de isolamento térmico da 3TC aplicada em telhado. Foto: Divulgação

Realizando a implementação de sua tecnologia em galpões, containers e centros de distribuição em mais de três mil clientes espalhados por todo o País, a 3TC atende empresas de diversos segmentos, como varejo em geral, setor alimentício, redes de supermercados/atacarejos, agronegócio, aeroportos e sistemas portuários. Já no setor farmacêutico, destacam-se as recentes implementações realizadas para o Grupo Santa Cruz, nas cidades de Gravataí (RS), Manaus (AM) e em Jaboatão de Guararapes (PE). A tecnologia da 3TC Isolamento demonstrou resultados expressivos em diferentes regiões do Brasil, adaptando-se com eficácia a variados climas.

Em Gravataí, apesar de ter sido implementada no inverno, a tecnologia da empresa reduziu a temperatura interna dos galpões em 4,0°C. Já em Jaboatão de Guararapes, onde o clima é mais quente, a diferença foi maior: 21,8°C, com média de redução de 17,93 °C na carga térmica da cobertura. Em Manaus, a instalação foi realizada em duas estruturas diferentes (telha translúcida e telha sanduíche), diminuindo a temperatura em 12,9°C e 4,6°C, respectivamente. Essa última implementação gerou, em média, a redução de 7,46°C da carga térmica. Nos três casos, os resultados comprovam que a tecnologia desenvolvida pela 3TC contribuem significativamente com a redução de carga térmica e economia de energia nos galpões através da otimização dos sistemas de climatização, além de garantir ao cliente uma adequação aos padrões estabelecidos pela RDC 430/2020.

Radiação da telha comparada à radiação na tecnologia do 3TC no telhado de Jaboatão de Guararapes, em Pernambuco. Foto: Divulgação

Além de ser uma tecnologia com eficácia comprovada, que possibilita uma redução interna de até 15°C em relação com a temperatura externa, a solução da 3TC também garante a segurança. O material recebeu a certificação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que classificou o produto como classe II-A-d0, ou seja, não propagante a chamas, em conformidade com todas as normas técnicas do Corpo de Bombeiros, sendo um diferencial das mantas térmicas desenvolvidas pela empresa.

Fonte: Assessoria de imprensa 3TC Isolamento

Compartilhe: