Na última quinta-feira (16), mais um passo foi dado na Câmara dos Deputados para a aprovação do novo piso salarial do farmacêutico. O deputado federal Ricardo Silva (PSD-SP), relator na Comissão de Seguridade Social e Família, deu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 1559/21.
Ricardo apresentou ainda um substitutivo ao PL, em que fica instituída a remuneração mensal mínima de R$ 6,5 mil. O salário do farmacêutico responsável técnico será acrescido do adicional de responsabilidade técnica, no valor de 10% do piso salarial.
No parecer, o deputado enfatiza que “os farmacêuticos constituem uma categoria profissional extremamente relevante à segurança sanitária da população brasileira e são estes profissionais por vezes o primeiro contato do cidadão com um profissional de saúde, quando acometido por uma enfermidade. Fixar uma remuneração mínima digna a estes profissionais é assegurar uma melhor qualidade de vida a estes trabalhadores, assim como um melhor atendimento e mais bem qualificado aos cidadãos atendidos”.
O prazo para apresentação de emendas ao substitutivo antes que o PL siga para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público foi 20 de junho. No dia 27 de junho, durante a reunião plenária do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), Ricardo Silva falará sobre o tema com os profissionais.
Fonte: Revista da Farmácia