Grandes empresas como a Alibaba Health, JD Health e Ping An Health foram visitadas pela delegação brasileira. Iniciativas como essa fazem com que o mercado prospere e cresça mais forte
Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) realizou, de 12 a 19 de outubro de 2024, mais uma Viagem Técnica Internacional (VTI). Neste ano, o destino escolhido foi a China, passando por cidades como Shangai, Pinghu, Hangzhou e pela capital, Pequim, também conhecida como Beijing.
“A China é difícil de ser descrita em palavras. Tudo o que acontece lá é muito diferente da realidade brasileira, sem falar que o país está extremamente mais avançado do que o restante do mundo. Ela vem tomando espaço na Nova Economia em inovações, com grandes investimentos e incentivos do governo voltados para a ciência e tecnologia”, destaca o presidente da Abradilan, Juliano Cunha Vinhal.
Trata-se do segundo país mais populoso do mundo com 1,4 bi de habitantes, com a segunda maior economia e a maior economia militar. Durante anos, sua posição como potência internacional cresceu e o ritmo continua. Quando se trata de tecnologia, o presidente Xi Ji Ping já deixou claro com sua iniciativa Made in China 2025, que pretende superar os Estados Unidos como potência tecnológica mundial. O mesmo vale para a Inteligência Artificial.
Há 20 anos, a pauta de exportação da China eram produtos sem valor agregado, a escala de produção e o custo barato da mão de obra eram os principais fatores de competitividade. Hoje, 90% dos computadores, 75% dos celulares e 80% dos painéis solares do mundo são produzidos por lá.
O mercado farmacêutico chinês é formado por 623 mil farmácias sendo 360 mil de redes e 263 mil farmácias independentes, 58% e 42% do mercado respectivamente.
Roteiro único e inovador
A delegação de 50 pessoas foi formada, em sua maioria, por representantes dos grupos de distribuidores associados Abradilan, além de convidados da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), Farmacas, IQVIA e Nexfar; e representantes da Hypera e Neo Química; que viveram oito dias de imersão com uma agenda extensa e repleta de conteúdo e inovação, com o objetivo de conhecer o mercado de saúde local e algumas empresas de tecnologia que avançam no ecossistema de saúde e que se tornaram grandes conglomerados nos últimos anos.
Uma delas foi a Alipay, que é uma plataforma de pagamento móvel e online, muito utilizada na China para pagar compras, alimentação, ingressos, transporte, entre outros. A Alipay é uma afiliada do Alibaba Group e foi lançada em 2004.
Outro destaque fica por conta da Ping An Healthcare and Technology Company Limited, que é uma plataforma de serviços de saúde na China que oferece uma variedade de serviços, incluindo serviços médicos online, gestão de saúde e interação de bem-estar. Com 500 milhões de usuários na plataforma, realiza até três milhões de consultas online por dia. A delegação Abradilan foi recebida pelo vice-presidente sênior da companhia, Jack Hou.
Os participantes da VTI visitaram também o supermercado Hema Xiansheng, uma inovação da gigante do varejo online na China, a Alibaba. O termo Hema Xiansheng, traduzido como “frescor e vivacidade embalados”, também é um jogo de palavras em chinês que remete ao “Sr. Hippo” (Senhor Hipopótamo), o que inspirou a mascote do hipopótamo da marca.
O visionário Jack Ma – fundador da Alibaba – concebeu uma estratégia inovadora conhecido como “novo varejo”, definindo como “a integração online, offline, logística e dados em uma única cadeia de valor”.
Em síntese, o Hema é um supermercado de alta tecnologia projetado em torno de um smartphone, que é utilizado para todas as atividades na loja, desde adicionar itens a um carrinho de compras digital enquanto o cliente faz suas compras, até receber informações nutricionais dos produtos e efetuar o pagamento das suas mercadorias. A delegação também pode acompanhar a efetivação de pagamento pela identidade facial, mais uma alternativa aos diversos modos de pagamento encontrados na China.
A essência da estratégia da Alibaba reside em simplificar e tornar conveniente a aquisição de produtos. Ao integrar os aspectos online e offline, a empresa acredita que pode transformar significativamente a experiência de compra dos clientes.
A delegação também visitou a Zhejiang Changhong Pharmacy, que é um varejista, atacadista e distribuidor de produtos para a saúde.
Os membros da Abradilan foram recebidos por Pan Yuefei, presidente da Changhong Pharmacy; e Sun Lingbo, gerente geral da empresa. Eles conheceram a história e o desenvolvimento da emoresa, visitaram seu centro de distribuição e conheceram as operações comerciais, em Pinghu.
O grupo passou pela Alibaba Health, negócio de e-commerce farmacêutico e saúde digital. A Alibaba Health é o principal veículo do Alibaba Group que oferece soluções completas aos consumidores por meio da integração de recursos online e offline das indústrias farmacêutica e de saúde.
Ela prioriza as necessidades dos clientes por meio da alavancagem da força do negócio de e-commerce farmacêutico existente, juntamente com a exploração de modelos de negócios inovadores de serviços de saúde pela internet, principalmente consultas online. O Alibaba Group adquiriu a propriedade majoritária do Alibaba Health em 2015.
Com passagem também pela J&T Express, o vice-presidente da companhia, Charles Hou, explicou que é uma empresa global de serviços expressos com base na internet, com enfoque em inovação tecnológica. A J&T está empenhada em criar continuamente a melhor experiência em logística e entrega expressa para seus clientes, de forma a se tornar um prestador de serviço compreensivo de logística em que os clientes possam confiar.
A rede de serviços de entrega expressa da J&T Express, cobre 13 países e atinge 2,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo. A empresa conta com mais de 240 centros de transferência de larga escala, mil equipamentos de triagem inteligente, mil veículos próprios, 23 mil pontos de vendas e 400 mil colaboradores.
Por fim, a última visita técnica foi à JD Health, que é uma empresa chinesa que atua na área de saúde digital, sendo a maior plataforma de saúde online do país. Foram recebidos pelo head do departamento de saúde. A JD Health é uma subsidiária da JD.com, uma das maiores empresas de comércio eletrônico da China; oferece serviços de saúde digital, como consultas médicas online, programas de cuidados hospitalares e venda de medicamentos além de orientação sobre medicamentos durante 24 horas, 7 dias por semana; é a maior farmácia online da China, com mais de 15% do mercado total; a empresa oferece serviços de saúde 24 horas por dia, com médicos internos e parceiros externos; promete entrega de produtos em até 30 minutos; em junho de 2023, a plataforma tinha mais de 168 milhões de usuários ativos.
A JD Health está na vanguarda da digitalização e transformação da indústria de saúde. A empresa oferece produtos e serviços de saúde acessíveis, convenientes, de alta qualidade e a preços razoáveis.
“Todas as visitas foram cuidadosamente pensadas de forma estratégica para que nossa delegação pudesse ter a melhor experiência, vivenciando o dia a dia operacional desses gigantes chineses, que formam grandes conglomerados e que estão olhando e se fortalecendo muito no setor de saúde, criando um novo modelo de negócio para o mundo”, diz o diretor executivo da Abradilan, Vinícius Dall’Ovo.
Os participantes visitaram ainda pontos turísticos e puderam se aprofundar na cultura e gastronomia local.
Patrocínio e apoio
A IQVIA teve uma participação importante na VTI 2024 e apresentou a palestra Conhecendo o Mercado Farmacêutico da China, com Chang Zhang, chefe de consultoria de estratégia de análise e IA; e Fabio Alguim, diretor de relacionamento com parceiros estratégicos & serviços ao ciente na IQVIA.
A VTI teve o patrocínio da Hypera e Neo Química e os executivos Luiz Clavis, Jeandré Cohen, Márcio José e Ana Biguilin acompanharam os distribuidores durante toda a imersão, com muito conteúdo e networking.
“Tenho orgulho em dizer que tudo isso foi realizado pela Abradilan. Proporcionar esse tipo de ação e conteúdo aos nossos associados é uma forma de fazer com que seus negócios atinjam outros patamares. É muito satisfatório sair para ver o que mundo tem feito e nós queremos sempre aprender com os melhores. Com certeza a China foi a mais ousada nas visitas técnicas internacionais que já realizamos, tivemos insights preciosos, que nos ajudarão a pensar em novas implementações para a distribuição no Brasil”, conclui Vinhal. A VTI Abradilan 2024 teve ainda o apoio da agência Mais Corporativo na organização geral do evento.