Fundada em 2001, a associação reúne os principais laboratórios especializados na fabricação e comercialização de medicamentos genéricos e biossimilares, promovendo ativamente o acesso da população brasileira à saúde
No dia 23 de outubro, a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos) celebra 23 anos de atuação em prol da saúde pública e do acesso a medicamentos de qualidade no Brasil. Desde sua fundação, tem sido uma voz forte e atuante no setor farmacêutico, e, principalmente, tem se posicionado comprometida com a população brasileira ao promover medicamentos genéricos e biossimilares, garantindo alternativas eficazes que ampliam o acesso aos tratamentos necessários.
Operando sem fins econômicos, articula-se com diversos setores da sociedade e com instituições públicas e privadas, canalizando as ações de suas associadas, promovendo e corroborando o debate público em torno de questões relevantes para o setor da saúde e para o desenvolvimento da indústria farmacêutica no País.
De acordo com o presidente-executivo da PróGenéricos, Tiago de Moraes Vicente, as associadas da PróGenéricos concentram aproximadamente 90% das vendas do segmento de genéricos no Brasil.
“Nos últimos anos nossos associados aumentaram a sua participação no mercado de biossimilares de 1,64% em 2021 para 9,72% em 2024, o que representou um percentual de 1.533% a mais nas vendas em unidades”, destaca.
Áreas de atuação
Propriedade Intelectual
Desempenha um importante papel na preservação das patentes farmacêuticas e detém o direito de explorá-las por 20 anos.
Assuntos Regulatórios
Desde a promulgação da Lei nº 9.787/1999, que regulamenta os medicamentos genéricos no Brasil, a PróGenéricos colabora ativamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos governamentais. Dessa forma, contribui não só com as consultas públicas promovidas pela Agência, mas também com sugestões para aprimorar e fortalecer políticas de saúde que afetam o setor farmacêutico.
Medicamentos Biológicos
A PróGenéricos está profundamente comprometida com as discussões sobre biossimilares, abordando questões críticas como a intercambialidade desses produtos com os biológicos pioneiros (ou de referência) e a definição correta dos preços, levando em conta o investimento e a complexidade envolvidos. Além disso, colaboramos na avaliação e manutenção dos prazos de patentes de medicamentos biológicos estratégicos para o País, incluindo os essenciais para o Sistema Único de Saúde.
Nossa história ao longo dos anos
1999: Criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa (Lei n° 9.782) e sanção da Lei dos Medicamentos Genéricos (Lei n° 9.787)
2000: Registro e início da comercialização dos primeiros genéricos
2001: Criação da PróGenéricos
2004: Lançamento do Programa Farmácia Popular do Brasil, do governo federal
2021: PróGenéricos começa a defender a bandeira dos medicamentos biossimilares no Brasil
2023: Mudança da sede da PróGenéricos para Brasília (DF) e início de nova gestão sob a presidência-executiva de Tiago de Moraes Vicente
2024: Comemoração dos 25 anos da Lei dos Medicamentos Genéricos, com mais de 2 bilhões de unidades de genéricos comercializados e mais de R$ 300 bilhões de economia para a população
Benefícios dos Medicamentos Genéricos e Biossimilares
Acesso ampliado a tratamentos: esses medicamentos permitem que um maior número de pessoas possa ter acesso a tratamentos essenciais para diversas condições de saúde, sem comprometer a qualidade terapêutica.
Redução de custos: são comercializados a preços mais baixos em comparação aos dos medicamentos pioneiros. Isso ajuda a reduzir os custos para os pacientes, para os sistemas de saúde públicos e privados, e para os planos de saúde.
Competição e inovação: estimulam a concorrência entre os fabricantes, o que pode resultar em preços mais competitivos e em incentivos para a inovação contínua. Isso pode incluir melhorias nos processos de fabricação, desenvolvimento de novas formulações e busca por novos usos terapêuticos.
Qualidade e segurança: passam por rigorosos processos de aprovação regulatória para garantir que sejam tão seguros e eficazes quanto os produtos de referência. Isso inclui demonstrar equivalência em termos de qualidade, eficácia e segurança por meio de estudos comparativos.
Acesso a terapias avançadas: no caso dos biossimilares, eles representam uma oportunidade de acesso a terapias biológicas avançadas para tratamento de doenças complexas como câncer, doenças autoimunes e outras condições crônicas, para as quais antes apenas os produtos biológicos estavam disponíveis e a custos mais elevados.
Fonte: assessoria de imprensa da PróGenéricos