Começou hoje a 7ª edição da Conferência de Líderes Febrafar e Abradilan

Objetivo do evento é proporcionar aos associados, parceiros e fornecedores das duas instituições uma verdadeira discussão mais interna das operações do dia a dia do varejo e da distribuição

Começou hoje (24/06), em São Paulo (SP), a 7ª edição da Conferência de Líderes Febrafar e Abradilan, o evento reúne líderes do mercado farmacêutico para debater temas que impactam o dia a dia dos negócios do varejo e da distribuição.

O presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), Edison Tamascia; e o presidente da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), Juliano Cunha Vinhal, fizeram a abertura do evento e ressaltaram que o principal objetivo é proporcionar aos associados a oportunidade de estarem com os principais líderes do mercado, tendo acesso a um conteúdo exclusivo, de maneira que possam aprimorar a profissionalização e todas as suas ações, oferecendo subsídios para quem atua em um mercado cada vez mais dinâmico e cheio de alterações.

O diretor de relações institucionais da Abradilan, Ivan Coimbra, reforçou o trabalho da entidade, que promove o desenvolvimento dos associados, possibilitando capacitação, conhecimento e o fortalecimento da relação todos os elos da cadeia farmacêutica. A Abradilan produziu, junto ao Instituto Aquila um Diagnóstico da Distribuição no Brasil, para que os associados possam ter em mãos resultados e insights exclusivos, que podem ser um direcionamento para sua atuação frente ao mercado e, sobretudo, à concorrência.

O evento começou com uma apresentação da IQVIA, que trouxe dados da evolução do mercado farmacêutico (em CPP – preço ao consumidor), destacando que algumas iniciativas regulatórias transformam o ambiente de farmácia. O próprio novo modelo do Programa Farmácia Popular traz mudanças na gratuidade de medicamentos e uma nova cobertura de beneficiários.

“É importante destacar que o Brasil tem 2,4 vezes mais farmácias do que Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Existe uma farmácia para cada 2.500 habitantes e uma UBS para cada cinco mil, ou seja, a farmácia ganha um papel cada vez mais imprescindível na saúde da população, pois é o primeiro ponto de contato do paciente”, revela o gerente de relacionamento com parceiros estratégicos, Luis Pacheco.

A evolução do cenário de farmácias e constante, alavancado, principalmente, pela Febrafar e pela Abradilan.

Nos últimos cinco anos, a Febrafar teve 98,5% de crescimento, embasado, em: volume e mix, com destaque forte para o Norte e o Nordeste.

Entre os Top 10, a federação tem ativa participação em todos eles:

  1. Eurofarma
  2. EMS
  3. Aché
  4. Cimed
  5. Novo Nordisk
  6. Neo Química
  7. União Química
  8. Medley
  9. P&G
  10. Biolab

No que diz respeito ao mercado digital, o varejo farmacêutico representa 7,5% de tudo o que é vendido. Há uma movimentação interessante: em novembro e março, verifica-se um impulsionamento pela Black Friday e pelo Mês do Consumidor. Essas duas datas sazonais responderam por 20% das vendas em 2023.

Já a distribuição representa 56% das vendas do mercado total de varejo, o que corresponde a quase R$ 50 bilhões (em PPP – preço médio da venda do stribuidor para o varejo), sendo que ela está muito equilibrada entre cidades.

A distribuição local engloba empresas que atendem até dois estados; a regional, de três a 13 estados; e as nacionais, mais de 14 estados. E atende: 31% das redes, 95% de associação e franquias; e 99% das independentes.

O gerente de produto distribuição da IQVIA, Rafael Miguel Santos, diz que há um reforço no segmento de RX Genérico feito pelos distribuidores nacionais no último período, o que impulsiona a sua participação. “Os regionais ganham força com RX Trade e os locais avançam nas redes nacionais com genéricos em todos os canais. Lembrando que os distribuidores têm um papel muito sustentável já que quase 60% de tudo o que tem na farmácia passa por eles.”

Os participantes puderam participar de uma dinâmica de elaboração de análise SWOT, com principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças entre varejo e distribuição.

A Conferência de Líderes tem o patrocínio das empresas: Geolab, Sanofi, Grupo NC e Hypera.

A programação continuará durante o período da tarde e amanhã (25/06).

Crédito da imagem: Alexandre Machado.

Compartilhe: