Farmácia precisa oferecer produtos diferentes ao público para alavancar os lucros e se destacar no mercado
O mercado de suplementos está em constante evolução, repleto de novos produtos e novas tendências. Diante disso, incluir variedades em uma loja não só atende às diferentes necessidades dos clientes, mas também tem o poder de alavancar os lucros, conquistar e fidelizar e ainda destacar o estabelecimento da concorrência.
Além disso, encontrar diversas substâncias em apenas uma loja favorece a compra de mais itens de uma só vez. Isso pode aumentar o valor médio do pedido e as vendas totais.
Veja a seguir outros pontos-chave em torno do assunto que deixam o negócio mais lucrativo.
Suprindo as preferências
Cada cliente tem necessidades e preferências distintas quando se trata de suplementos. Oferecer uma variedade ampla permite atender quem busca opções para ganho de massa muscular, emagrecimento e melhora da qualidade de vida e da saúde.
Diferentes públicos
Ao oferecer um bom mix, o empreendedor pode atrair vários perfis de clientes. A busca por suplementos não se dá apenas por atletas e praticantes de atividade física, mas também por idosos e pessoas preocupadas com a saúde e o bem-estar.
Fidelização e personalização
A loja ainda pode se tornar o destino único para todas as necessidades de suplementação do consumidor. Isso pode levar à fidelização e à personalização de produtos e promoções.
Mais vendas
O lojista pode aproveitar ainda as oportunidades de venda de produtos complementares e de itens de maior valor. Com isso, o cliente pode sair da loja comprando não apenas um único produto, mas também outros que agregam ao seu objetivo.
Mas, afinal, qual o futuro do mercado de suplementos?
O mercado da suplementação tem apresentado crescimento significativo nos últimos anos. Os motivos são vários, entre eles a crescente conscientização sobre a saúde e o bem-estar das pessoas. Também é possível avaliar um aumento no interesse em atividades físicas e esportes e, consequentemente, na demanda por suplementos que melhorem o desempenho e acelerem a recuperação muscular.
Outro fator é que, com a diversificação do mercado, surgiram produtos voltados para necessidades específicas, como suplementos para atletas, idosos, gestantes e veganos. Além disso, com o envelhecimento da população, há maior preocupação com a saúde óssea, cognitiva e cardíaca, impulsionando a demanda por nutrientes que visam mais qualidade de vida.
Por fim, a indústria de suplementação está em constante inovação e desenvolvimento de novos produtos, oferecendo oportunidades significativas para empresas e empreendedores que atuam no setor.
Texto de Phillip Ji, co-CEO da Orient Mix, empresa pioneira em fitoterápicos no Brasil desde 1993.