Estudo do Close-Up International, referente a fevereiro de 2024, revela que a venda de não medicamentos puxou o crescimento total do mercado nos dois primeiros meses do ano
A categoria registrou R$ 7,53 bilhões em movimentação nas farmácias em janeiro e fevereiro, o que representou um acréscimo de 23,19% sobre o mesmo período anterior.
O crescimento foi bem superior na comparação com os medicamentos de prescrição e os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), cujos avanços foram apenas de 10,94% e 12,80%, respectivamente. A média geral de evolução do mercado farmacêutico no primeiro bimestre foi de 15,02%. Os não medicamentos responderam por 33% do volume de negócios.
Quem domina a venda de não medicamentos?
Das dez corporações campeãs em venda de não medicamentos nas farmácias brasileiras, oito são multinacionais.
A L’Oréal sustentou a primeira posição com R$ 501,5 milhões de valores movimentados no canal farma, mas viu a diferença cair em relação à Nestlé e à P&G, que tiveram alta de 17,49% e 23,43%, respectivamente.
Considerando as empresas que ocupam o top 10, um detalhe chama a atenção. Apenas essas dez fabricantes somaram 43% de todo o montante da venda de não medicamentos, o equivalente a R$ 3,27 bilhões.
Top 10 na venda de não medicamentos (valor movimentado em milhões de RS), de acordo com o Close-Up International
Ranking | Corporação | R$ | Crescimento |
1 | L’Oréal | R$ 501,5 | 11,76% |
2 | Nestlé | R$ 498,2 | 17,49% |
3 | P&G | R$ 475,4 | 23,43% |
4 | Unilever | R$ 423,7 | 18,83% |
5 | Kimberly-clark | R$ 332,9 | 26,05% |
6 | Johnson Corp | R$ 295,4 | 7,98% |
7 | Beiersdorf | R$ 219,1 | 14,01% |
8 | Danone | R$ 187,9 | 15,69% |
9 | Cimed | R$ 174,5 | 2,32% |
10 | Hypera Pharma | R$ 165 | 22,22% |
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/venda-de-nao-medicamentos-cresce-1o-bi/