Avon detalha estratégia para o canal farma

Em 2024 a marca entrou no varejo físico e mostrou que o PDV é altamente relevante para a conexão com novos públicos, impulsionando a expansão para o varejo farmacêutico

Quem nunca aguardou a chegada de uma nova edição da revista da Avon não sabe o que é a ansiedade de renovar a nécessaire de produtos de beleza. E foi assim por décadas: a revista, as consultoras, o porta a porta. Daí para as vendas online foi um pulo e agora a Avon entra em um novo capítulo de sua história: a entrada no varejo farmacêutico.

Em outubro último, a empresa anunciou que parte de seu portfólio estaria disponível em 360 lojas da Drogaria Araujo, em Minas Gerais.  Em entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia, o vice-presidente de Negócios da Natura e Avon, Agenor Leão, conta que a estreia da Avon no varejo farmacêutico é um movimento estratégico para ampliar acesso, capilaridade e conveniência aos consumidores.

“Este canal é um destino relevante de compra no Brasil. Esse passo está diretamente ligado à estratégia de multicanalidade da Avon. O varejo farmacêutico complementa as vendas por relações, o e-commerce e o varejo físico multimarca, criando mais pontos de contato e fortalecendo o ecossistema como um todo”, diz.

Entrada no varejo físico

A entrada da Avon no varejo físico em 2024 trouxe aprendizados enormes para a marca, mostrando que o Ponto De Venda (PDV) é altamente relevante para a conexão com novos públicos.

“Com resultados da Avon no canal, decidimos pela expansão, dessa vez para o varejo farmacêutico. Essa parceria que une duas marcas centenárias, Avon e Araujo, é muito estratégica, por se tratar de uma rede muito conectada ao público do estado de Minas Gerais”, destaca Leão.

Segundo ele, o movimento adiciona 360 lojas, totalizando 550 pontos físicos no País com produtos Avon. “Os próximos passos incluem a ampliação gradual da presença em mais redes”, revela.

Foco principal dos produtos está na categoria rosto

O portfólio inicial da Avon nas prateleiras da Araujo reúne produtos que ampliam a lembrança da marca. O principal foco está na categoria de Rosto, dada a relevância deste canal para a categoria, além de itens essenciais de Corpo, Cabelos e Maquiagem.

Entre os produtos de destaque no canal estão:

  • Categoria Rosto: linhas Renew, Avon Care e Clearskin;
  • Categoria Corpo: linha Avon Care, com hidratantes e creme para as mãos Luva de Silicone;
  • Categoria Cabelos: óleos finalizadores;
  • Categoria Maquiagem: linhas Avon e Color Trend, com Brilho Labial Rollette Gloss e máscaras de cílios.

 

Proximidade com o shopper

A estratégia de estar presente nas farmácias também significa para a Avon estar mais perto de consumidores que buscam conveniência e costumam incluir beleza e cuidados pessoais nas compras de rotina.

“A presença nas drogarias amplia o acesso à marca, fortalece a lembrança e cria novas oportunidades de contato, tanto com o público atual quanto com novos perfis”, pontua Leão. Ele explica que, assim, será possível alcançar um consumidor moderno, prático e que valoriza diversidade de canais nas situações favoráveis à compra.

As preferências do consumidor

O consumidor brasileiro busca um equilíbrio entre eficiência e preço, além de atributos como tecnologia, ingredientes seguros e benefícios alinhados ao cuidado cotidiano.

“Com a Avon, esse desejo é atendido por linhas como Renew e Avon Care, que combinam performance com acessibilidade”, comenta Leão.

Para ele, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental também ganham relevância, especialmente entre consumidores jovens, mas não substituem a necessidade de resultados reais, algo que segue como prioridade no desenvolvimento dos produtos.

Farmácia como destino relevante

O consumidor atual busca cada vez mais conveniência, não apenas nos serviços mas também nos produtos que compra e utiliza. Segundo Leão, a Avon observa esses movimentos claros que orientam a estratégia de crescimento da marca no País.

“O brasileiro quer encontrar nossos produtos onde faz mais sentido para sua rotina. Nesse contexto, o canal Farma se consolida como destino relevante”, destaca.

A empresa também vê uma valorização maior da experimentação no ponto de venda e de marcas percebidas como modernas e acessíveis. “Por isso, estamos fortalecendo nossa presença multicanal e ampliando visibilidade e teste de produtos, para que o consumidor tenha uma experiência consistente e conectada com a Avon em qualquer canal de compra”, comenta.

Avon digital

A Avon utiliza dados e ferramentas digitais para entender o consumidor em toda a jornada e transformar esses insights em decisões de inovação.

“A combinação de social listening, dados de experiência de compra e informações da nossa rede de vendas permite identificar necessidades, comportamentos emergentes e oportunidades de melhoria em portfólio, canais e comunicação”, conta Leão.

Ele revela que a marca mantém um trabalho contínuo de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) local para garantir que os produtos entreguem performance real no clima tropical e atendam às necessidades da pele brasileira.

“Desenvolver e testar fórmulas aqui nos permite ajustar textura, durabilidade, sensorial e estabilidade de cada categoria de skincare à maquiagem, oferecendo soluções que respondem diretamente ao que os consumidores brasileiros buscam”, afirma.

Experiências integradas

A chegada ao varejo não significa o fim da famosa revista. Pelo contrário. A marca trabalha para promover experiências cada vez mais multicanal, integrando a Consultoria de Beleza com a experiência digital no site, app, TikTok Shop e espaço Minha Loja – loja integrada das nossas duas marcas – Natura e Avon – que estreou em 2025, onde os clientes podem comprar online produtos indicados por sua consultora de confiança.

“Essa experiência se soma à experiência nos canais físicos, pensada para complementar as Vendas por Relações pela qual a Avon é conhecida há quase 140 anos, fortalecendo a visibilidade da marca e ampliando as possibilidades de contato e experimentação”, diz.

A combinação dos canais permite que o consumidor circule livremente entre eles: pode descobrir o produto na farmácia, comprar no e-commerce ou recomprar com sua consultora, e vice-versa. “Cada ponto de contato cumpre um papel específico na jornada, criando um ecossistema completo, no qual os canais se reforçam mutuamente e garantem uma experiência consistente de marca”, destaca.

Metas para o futuro

Ao Guia da Farmácia, Leão conta que a Avon trabalha para aumentar o acesso e a conveniência, avançar na revisão do portfólio, com produtos mais modernos e alinhados ao perfil do consumidor atual. “Esses movimentos sustentam a estratégia de crescer relevância e participação no mercado de beleza brasileiro de forma consistente e omnichannel”, diz.

Ele comenta que o objetivo é que a Avon acompanhe a jornada do cliente, para que possam comprar os produtos preferidos onde, como e quando desejarem. “A união de forças com parceiros do Varejo Físico, como a Araujo, no segmento de farma, contribui para nossa presença multicanal, seja no varejo físico, digital, nas redes sociais ou com a Consultora de Beleza Avon mais próxima”, finaliza.

Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/avon-detalha-estrategia-para-o-canal-farma/

Foto: Avon 

Compartilhe: