Categorias de não-medicamentos crescem 6,9% no varejo farma

Esse cenário tem levado a uma redistribuição dos gastos dentro das famílias, segundo análise do Close-Up International

No canal farma, a categoria de não-medicamentos registrou faturamento de R$ 69,3 bilhões, com crescimento de 6,9%, entre o MAT 08/24 e MAT 08/25. Em volume, movimentou 3,3 bilhões de unidades, uma expansão de 3,3% no mesmo período, segundo dados do Close-Up International divulgados durante o evento Outlook 2025, realizado em outubro, no Villa Blue Tree, em São Paulo (SP).

Apesar de o brasileiro ter cada vez mais parte de sua renda comprometida com despesas básicas, o consumo no canal farma ainda encontra espaço para crescer. Nas classes CDE, cerca de 90% da renda já é destinada a gastos essenciais — como moradia, alimentação e educação —, o que reduz o orçamento disponível para produtos de consumo. Esse cenário tem levado a uma redistribuição dos gastos dentro das famílias, segundo análise do Close-Up International.

Ainda assim, o comportamento do consumidor tem impulsionado o desempenho de algumas categorias de não-medicamentos no varejo farmacêutico, a exemplo de alimentos e bebidas, que cresceu 13,1% (em valor), e de suplementos e vitaminas, 11,8% (em valor), entre o MAT 08/24 e MAT 08/25.

“Essas categorias estão cada vez mais presentes nas farmácias, e ainda há uma oportunidade gigante de distribuição”, afirmou Christian Becker, General Manager Brasil no Close-Up International.

Top 10 não-medicamentos nas farmácias

Entre os produtos que lideram as vendas, a categoria de cuidados infantis (baby care) continua sendo uma das principais responsáveis por atrair os consumidores.

“Mas também vemos uma série de outras categorias de consumo, como beleza, conveniência, como balas, chocolates e bebidas, além de suplementos que estão levando muita gente para a farmácia”, disse Becker.

Ranking de fornecedores

No ranking de indústrias, 9 das 10 principais são multinacionais. Na análise do Close-Up, há também uma oportunidade para fabricantes nacionais que quiserem explorar o segmento de consumo.

Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/categorias-de-nao-medicamentos-crescem-69-no-varejo-farma/

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