Dados mostram novo equilíbrio entre aferições, aplicações e exames realizados nos PDVs
Levantamento indica menor concentração no pódio e avanço de serviços ligados à atenção contínua
A Clinicarx, plataforma que integra o ecossistema da Interplayers, divulgou o relatório anual de dados do varejo farmacêutico durante uma live realizada nesta terça-feira, dia 20, mesma data em que se comemorou o Dia Nacional do Farmacêutico.
Entre as estatísticas apresentadas, destaca-se o ranking de serviços de saúde mais realizados nas farmácias brasileiras ao longo do último ano.
Confira o ranking de serviços de saúde mais realizados nas farmácias em 2025

Fonte: Clinicarx
Na comparação com a edição anterior do ranking, referente ao ano de 2024 e noticiada pelo Panorama Farmacêutico, a classificação mais recente apresenta um pódio diferente e menos concentrado. Em 2025, as três primeiras posições somaram 71,96% do total de serviços, ante 75,27% no ano anterior.
A aferição da pressão arterial manteve a liderança, mesmo com uma retração de 0,76%. Já a aplicação de medicamentos injetáveis avançou 4,8% e assumiu a segunda colocação, impulsionada principalmente pela popularização das chamadas “canetas emagrecedoras”. Por sua vez, os exames rápidos e testes de glicemia recuaram 7,37%, caindo da segunda para a terceira posição.
Entre os demais serviços, apesar das variações entre as classificações, apenas uma novidade. A aplicação de vacina contra a Influenza desbancou o exame rápido de Covid-19 antígeno.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/clinicarx-revela-servicos-de-saude-mais-comuns-nas-farmacias/
Foto: Canva
