Diante do novo ecossistema de negócios, independentemente de você possuir uma ou duas lojas, ou se faz parte de uma rede de farmácias, trilhar uma trajetória de busca e alcance de resultados requer construir e manter uma excelente equipe, para que possam “jogar juntos este jogo”.
É imprescindível que o líder, o empreendedor, estabeleça conexões e proximidade com seu time, interagindo com ele para que se possa descobrir quais são seus motivos para agir; haja vista que, no dia a dia, seja no balcão, no estoque, ou no caixa, cada qual possui crenças, valores, comportamentos e motivos diferentes para atuar de uma determinada maneira.
Diante das descobertas de “quais são estes motivos para agir”, é importante avaliar se estão alinhados com o propósito do seu negócio, com aquilo que você e sua organização acreditam, bem como com os valores que irão vivenciar e defender juntos.
Isto feito, agora é hora de estimular a equipe, proporcionando interação com um ambiente agradável e relações interpessoais alegres e vibrantes; de valorizar efetivamente, por meio da meritocracia, aqueles que se destacam , seja pela excelência no atendimento, ou pela meta alcançada; ou outros indicadores que possam envolver todos os membros do time.
Esteja atento a gestos e boas práticas que conectam pessoas, tais como: desejar um “bom-dia”; elogiar em público; comemorar pequenas conquistas; celebrar fatos importantes, como aniversário e nascimento dos filhos; e estimular a busca do conhecimento. Acredite, isto muda comportamentos e atitudes! Nesse contexto, não podemos deixar de lado a importância de construir o comprometimento individual e coletivo, aproveitando o que cada qual tem de melhor; despertar que a equipe precisa “jogar afinada”, deixando de lado as diferenças individuais, colocando em primeiro plano que: ninguém é tão bom quanto todos juntos.
Por fim , busque sempre desafios que pareçam possíveis; esteja pronto para reconhecer diferentes pontos de vista e mudar de opinião; esteja cercado dos melhores talentos; e assuma responsabilidades, partindo para a ação com o mínimo necessário para gerar valor. Isso tudo, sem nem por um minuto se esquecer de que os interesses dos seus clientes vêm sempre em primeiro lugar