Como obter lucro e ter liberdade com a sua farmácia?

A implementação de processos é um dos caminhos. Eles transformam pessoas medíocres, dando a possibilidade de resultados extraordinários. Com processo, eu não preciso só contratar gente com experiência. Com processo, eu tenho a roda funcionando

Processos! Eles existem, mas muitas vezes não são colocados em prática. Não se esqueça, é com eles que a farmácia pode encontrar um caminho sustentável para a obtenção de lucro e liberdade, em pouco tempo.

É sobre isso que vamos neste artigo, que foi baseado na palestra Lucro X Liberdade, apresentada por Marcelo Cristian Ribeiro, CEO da Desenvolva Consultoria, durante o evento Imersão Contabiliza Pharma.

Preste atenção, você não pode mais pensar na farmácia nos anos 1970, 1980, a farmácia é outra, muito mais complexa, muito mais desafiadora, e você precisa se adequar. A boa notícia é que há espaço para todos, basta calibrar a sua expectativa com a sua realidade.

Por que calibrar? Se você fizer o básico, não há oportunidade de crescimento, então, o que você quer? Qual a farmácia que você quer?

Veja, temos um exemplo interessante: ninguém vai ao McDonald’s e espera ser atendido por um garçom, mas todo mundo vai ao Madero e espera na mesa uma caneca de chope congelada, isso se chama posicionamento. Qual é a farmácia que você quer? Qual é a rentabilidade que você quer? Qual é a história que você quer? Você quer uma farmácia que cresça ou somente funcione?

Quem é grande, começou pequeno

Todas as grandes empresas começaram pequenas. Todas deram passos diários para crescer e prosperar no mercado, não existe uma fórmula mágica.

E o caminho para crescer é uma via de mão dupla. Em uma mão, gestão; e na outra mão, liderança. Gestão tem a ver com processos, tem a ver com indicadores, gestão tem a ver com planilha, com sistema, com dados, com KPIs… e liderança de pessoas.

Quando você abre uma farmácia, a primeira coisa que você precisa fazer é mostrar para que veio.

Existem cinco fatores que toda farmácia precisa pensar:

  • Primeiro: abrir a farmácia;
  • Segundo: ponto de equilíbrio, break even point, é fazer aquilo se equilibrar, que aquele dinheiro que você colocou no mínimo, com a porta fechada, se pagar;
  • Terceiro: ROI – payback, return on investment;
  • Quarto: formar uma equipe, ter um gerente para tocar a empresa;
  • Quinto: o legado. Toda empresa tem apenas três caminhos: ou ela é vendida, ou ela vai para a falência, ou ela segue em frente com a sucessão.

Aqui estão seus desafios. E esse desafio começa com você, que é dono, porque a empresa é a cara do dono. Um dono que estuda, um dono que frequenta eventos, um dono que busca se aprimorar constantemente. Os donos precisam ser reflexo de boas atitudes, só que há donos que não estão gostando do reflexo que estão vendo no. O que eles fazem? Eles jogam fora o espelho.

O que é jogar fora o espelho? É botar a culpa em alguém. Vamos lá então: se algo tem que mudar, tem que começar com você, para isso, você precisa criar algumas estratégias. O que é estratégia? É onde estou, onde vou e como vou.

Tudo documentado

Isso começa a interferir na gestão, que vai interferir na sua operação. Operação é o básico, é ter tudo documentado e por escrito.

Quanto mais o dono da farmácia ficar preocupado com a operação, menos a farmácia irá crescer. O que você pode fazer para contratar um farmacêutico e sair da operação? Isso é tempo, isso é lucro. Mas como é que eu ganho tempo? Com processos! Como é que eu ganho lucro? Com gestão!

Sem dados não tem gestão. Sem gestão você não tem rentabilidade e não tem lucro, sua empresa não é filantropia. Hoje, a farmácia precisa ter os KPIs em quase tudo, qualitativo e quantitativo, tudo tem de ser mensurado. Não dá pra gerenciar aquilo que não dá pra medir.

O processo transforma pessoas medíocres, dando a elas possibilidade de resultados extraordinários. Com processo, eu não preciso só contratar gente com experiência. Com processo, eu tenho a roda rodando. Ainda tem gente perdendo tempo com SNGPC, coisas que a IA, a tecnologia, os dados, o sistema, o gerenciador financeiro já poderia ter resolvido.

Existe uma somatória importante: pessoas, que é liderança, mais processos é igual a performance. E o que que esse processo junto com as pessoas vai resolver? Desorganização, desperdício de recursos, qualidade e consistência.

O processo começa com um ciclo de organização, divisão de seção, tarefas bem delegadas para todo mundo, acompanhamento gerencial e feedback. A palavra hoje não é cobrar, você tem que acompanhar, você tem que combinar as regras do jogo antes.

Fonte: https://contabilizape.com.br/como-obter-lucro-e-ter-liberdade-com-a-sua-farmacia/

Compartilhe: