Adequar-se frente a um mercado on-line e crescentes preferências pelas compras digitais se tornou hoje um a estratégia obrigatória para todos que desejam não apenas manter suas operações, mas, acima de tudo, colher os frutos de promover a digitalização no dia a dia do varejo.
Mesmo sinalizada há anos, a adoção de tais tecnologias foi impulsionada na pandemia, evidenciando o potencial e a importância das plataformas digitais para a continuação das atividades dos lojistas
Mais de 20 milhões de consumidores realizaram, pela primeira vez, uma compra pela internet durante o isolamento social, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) – novo com portamento que, a cada mês, ganhou ainda mais força graças às inúmeras vantagens possibilitadas pelo e-commerce.
Fora o aumento de seu lucro, a multiplicidade de canais para este novo consumidor omnichannel, como se tornou conhecido, traz ao varejista uma redução de custos significativa. Afinal, é muito mais econômico investir na usabilidade dos sites da empresa do que em suas lojas físicas.
Ainda, a tecnologia e o uso da inteligência de dados trazem ganhos importantes, permitindo um acompanhamento assertivo das vendas, do estoque em tem po real e, principalmente, do histórico de compra de seus usuários.
As chances de fidelizar cada vez mais consumidores serão potencializadas – especialm ente quando unificadas com os outros benefícios do e-commerce para os clientes, como a comodidade de comprar produtos on-line e a chance de realizar trocas em lojas físicas, caso queiram.
COMO PROMOVER A DIGITALIZAÇÃO?
O consumidor muda de hábitos rapidamente e, para acompanhá-lo, as empresas precisam ter modelos de negócios dinâmicos, com sistemas operacionais ágeis e suscetíveis a mudanças. Nessa missão, o uso de ferramentas que integrem os estoques das lojas física e on-line é fundamental, oferecendo os mesmos produtos e preços e gerenciamento em tempo real, de maneira integrada.
Uma boa ferramenta de logística será a chave de sucesso para o varejo.
A praticidade na jornada de compra também deve ser aliada às formas de pagamento ofertadas. Oferecer uma variedade de opções de pagamento – principalmente, por meios instantâneos e velozes, como o Pix e as carteiras digitais, são requisitos básicos para a operação nas plataformas on-line.
A jornada do cliente, em sua totalidade, deve ser priorizada com foco em proporcionar um atendimento fluido e ágil, possibilitado por agentes virtuais e chatbots envoltos em Inteligência Artificial (IA).
De nada adiantará, contudo, investir em tamanhos recursos tecnológicos para seus consumidores, sem saber administrá-los corretam ente. Ferramentas de Customer Relationship Management (CRM) devem fazer parte das estratégias on-line do varejo.
Digitalizar seu negócio não é mais um sonho distante, nem mesmo para os pequenos varejistas. Com a popularização das compras on-line e, acima de tudo, híbridas com a unificação das lojas físicas, os investimentos tecnológicos no setor são um caminho sem volta.