Do fortalecimento das redes de farmácias à implementação de novas tecnologias, espaços interativos mostram o presente e o futuro do varejo farmacêutico
A Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), entidade que representa mais de 160 distribuidores de medicamentos, produtos para a saúde, higiene e beleza no Brasil, promove a 19ª edição do Conexão Farma. O evento, reconhecido como um dos maiores do setor farmacêutico, fomenta negócios e proporciona um ambiente de aprendizado e inovação.
Entre os destaques deste ano estão a Rua do Associativismo e a Farmácia do Futuro, dois espaços que se complementam ao trazer soluções que impactam diretamente a competitividade do varejo farmacêutico. A Rua do Associativismo reforça a importância da união entre redes de farmácias, distribuidores e fornecedores, enquanto a Farmácia do Futuro demonstra como as tecnologias e novas abordagens no ponto de venda (PDV) podem transformar o atendimento e a experiência do consumidor. Juntos, esses espaços refletem o futuro do setor, no qual colaboração e inovação caminham lado a lado.
Rua do Associativismo: fortalecendo parcerias e negócios
A Rua do Associativismo é um espaço projetado para facilitar a troca de conhecimento e fortalecer o relacionamento entre redes de farmácias associativistas, distribuidores e fornecedores do setor. A proposta é conectar varejistas e indústrias, criando oportunidades de negócios estratégicos e compartilhando melhores práticas de mercado.
A colaboração é um dos pilares do crescimento sustentável do setor, e a Rua do Associativismo reforça esse conceito, promovendo encontros entre empresas que compartilham um propósito comum: impulsionar a competitividade das farmácias em todo o País.
Farmácia do Futuro: uma vitrine para a inovação no varejo farmacêutico
Responsável por apresentar as principais tendências tecnológicas do setor, a Farmácia do Futuro já se consolidou como uma atração obrigatória dentro do Conexão Farma. O projeto, desenvolvido pelo Guia da Farmácia, em parceria com a Montafarma e a Abradilan, simula uma farmácia conceito que alia tecnologia e humanização no atendimento, destacando o papel do estabelecimento como um hub de saúde.
Segundo o CEO da Contento Comunicação e diretor da revista Guia da Farmácia, Gustavo Godoy, a iniciativa acompanha as transformações do mercado e tem como objetivo mostrar que a farmácia vai muito além da simples dispensação de medicamentos. “A Farmácia do Futuro reflete a evolução do varejo farmacêutico e as novas demandas do consumidor. Além da ampliação da categoria de Higiene & Beleza, o espaço traz soluções tecnológicas que aprimoram a experiência de compra e a gestão do negócio”, explica Godoy.
Ele destaca também que a Farmácia do Futuro é um reflexo da transformação digital que já está acontecendo. “Os consumidores esperam um atendimento mais rápido, conveniente e personalizado. Nossa proposta é mostrar como a tecnologia pode potencializar a experiência do cliente e melhorar a performance operacional das farmácias.”
Com uma proposta dinâmica e interativa, o projeto apresenta novidades que incluem automação, atendimento qualificado, layout estratégico para facilitar a jornada do cliente e ferramentas de inteligência de mercado para otimizar a gestão das farmácias.
Tecnologia e inovação para transformar a Farmácia do Futuro
A Farmácia do Futuro será composta por um ecossistema de inovação, reunindo empresas que são referência em tecnologia para o setor, como:
- ARIS: soluções de autoatendimento para farmácias;
- RIVERDATA: inteligência artificial aplicada ao varejo físico;
- IPDV: gestão de indicadores de PDV;
- ÚNICO CONTATO: aceleradora de vendas via WhatsApp e redes sociais;
- BNEX: retail tech especializada no crescimento do varejo e indústria;
- ALICE WONDERS: geração de insights baseados em dados coletados no PDV;
- IFOOD: expansão do delivery no setor farmacêutico;
- LEDWAVE: soluções em comunicação visual e painéis de LED.
Somando-se a essas inovações, a Contento Comunicação apresentará três ferramentas inovadoras para o varejo farmacêutico, como o Qual Remédio, Farma Minuto e Guia da Farmácia Digital.
Ainda, complementando esse cenário repleto de novidades, será lançado o Manual de Categorias Farma, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Abradilan, The Partnering Group (TPG), Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) e Close-Up, que trará um novo olhar sobre o Gerenciamento por Categorias e estratégias para melhorar a performance das farmácias.
Espaço interativo e novos conceitos para o mercado
Os visitantes da Farmácia do Futuro poderão conhecer de perto como o atendimento farmacêutico pode se tornar mais eficiente com a integração entre automação e personalização. “Toda a tecnologia disponível caminha junto com a humanização no atendimento. O layout pensado estrategicamente reduz atritos, facilita a jornada de compra e otimiza a experiência do consumidor, seja ele um cliente recorrente ou alguém buscando um serviço de saúde específico”, reforça Godoy.
Garanta sua participação e acompanhe de perto as novidades que vão transformar o setor!
Serviço:
- Evento: Conexão Farma 2025
- Data: 18 a 20 de março de 2025
- Horário: dias 18 e 19, das 14h00 às 21h00; e dia 20, das 14h00 às 20h00
- Local: Expo Center Norte, São Paulo (SP)
- Inscrições: pelo site oficial do evento https://www.abradilan.com.br/conexao-farma-25/
Sobre a Abradilan
A Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) tem sido uma força transformadora no setor farmacêutico desde sua fundação em 1998. Representando mais de 160 empresas, a entidade promove inovação, ética e desenvolvimento em toda a cadeia do mercado. O Conexão Farma é uma extensão desse compromisso, oferecendo um espaço onde conhecimento e relacionamento convergem para moldar o futuro do setor.
Assessoria de Imprensa da Abradilan
Tatiana Ferrador
tatiana.ferrador@gmail.com
(11) 98245-0919
Fonte: Abradilan