Os painéis temáticos do Abrafarma Future Trends dão ênfase a assuntos que integram a agenda de inovação do varejo farmacêutico
Com 47 indústrias patrocinadoras e 44 expositoras. Esses e outros números do Abrafarma Future Trends ajudam a reforçar o protagonismo do grande varejo farmacêutico. Em três anos de pandemia, o setor acelerou seu processo de transformação digital e o papel como porta de entrada do sistema de saúde. Mas em que nível poderá chegar a farmácia do futuro?
A nona edição do evento, que teve início na manhã do dia 13 de setembro de 2022 e se estende até hoje, quarta-feira, 14 de setembro de 2022, propõe importantes reflexões sobre os rumos do mercado farmacêutico frente a novas tecnologias e às mudanças no perfil do consumidor brasileiro. Cerca de cinco mil empresários, executivos e dirigentes setoriais, incluindo os CEOs das 26 maiores redes de farmácias do país, participam da programação no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).
Presidente do conselho diretivo da entidade, Modesto Araujo Neto abriu oficialmente o Abrafarma Future Trends lembrando os desafios das farmácias nesses últimos anos. “Com a pandemia, as inovações que podíamos promover em até cinco anos tivemos de fazer em cinco meses. Passamos a conviver com obstáculos decorrentes da dependência de insumos do Exterior e nos mobilizamos para enfrentar riscos à saúde pública, como a ofensiva dos supermercados para aprovar a venda de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) nesses estabelecimentos”, destacou.
Os fatos elencados acima, somados a indicadores financeiros, ajudaram a consolidar a relevância das grandes redes de farmácias em comparação aos demais atores do varejo. Nos últimos 12 meses até junho, as afiliadas à Associação Brasileiras das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) registraram R$ 71,34 bilhões de faturamento e ampliaram para 44,2% sua participação no montante geral do segmento, mesmo administrando pouco mais de 10% do número de pontos de venda (PDVs) ativos no Brasil.
Em meio aos desafios crescentes para gerenciar a cadeia de suprimentos e evitar a falta de medicamentos, as grandes redes ainda demonstraram maior capacidade para gerenciar os estoques. Tanto que 94% das lojas têm um nível elevado de sortimento, contra 16% da média geral do mercado.
“Tivemos um incremento de 12,9%, acima da média do mercado. Mais do que isso, ganhamos relevância no ecossistema de atenção primária no Brasil, por meio de números como os quase 20 milhões de testes rápidos do Covid-19, atuando na preservação da saúde dos brasileiros e na adesão aos tratamentos”, pontua o CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, que também conduziu a abertura do congresso.
Agenda de inovação do grande varejo farmacêutico
Os painéis temáticos do Abrafarma Future Trends dão ênfase a assuntos que integram a agenda de inovação do grande varejo farmacêutico, claramente inspirada nas melhores práticas internacionais do setor e de outros gigantes do varejo e da tecnologia.
“A ideia é que o congresso seja um elo de conexão entre empresas tradicionais e startups, players de saúde, tecnologia e outros segmentos”, acrescenta Mena Barreto. Um dos exemplos dessa integração é a Arena de Ideias, que contempla 18 palestras e painéis de curta duração nos horários de almoço, mobilizando startups, consultorias e indústrias em três palcos para apresentações simultâneas – sob a curadoria do pesquisador do FGVcev e consultor Olegário Araújo.
Programação do primeiro dia
Logo no primeiro dia o Abrafarma Future Trends recebeu um convidado internacional. O médico israelense Yossi Bahabon, um dos maiores estudiosos do mundo em transformação digital na saúde, propõe reflexões sobre a ciência e integração de dados a serviço de uma nova jornada do paciente. Na sequência, um debate reúne representantes do varejo farmacêutico e Irlau Machado, presidente do Grupo NotreDame Intermédica.
Na parte da tarde, os serviços de saúde deram o tom às discussões com direito à participação de dirigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em pauta esteve a importância das farmácias como polos de atenção primária no País, por meio da oferta de testes rápidos e vacinas. A agenda de painéis do dia se encerrou com apresentação do consultor Andrea Iorio, especialista em liderança e cultura de transformação digital.
Em paralelo, a área de exposições apresenta os mais recentes lançamentos da indústria farmacêutica e de bens de consumo. Além disso, as sessões exclusivas do Encontre o Varejista permite que a redes de farmácias divulguem estratégias comerciais para atuais e potenciais fornecedores.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/congresso-grande-varejo-farmaceutico/