Executivos celebram o lançamento da Mentis Care, uma joint venture estabelecida pela SK Biopharmaceuticals e Eurofarma.
Denominada Mentis Care, a iniciativa une tecnologia e propósito para antecipar crises, salvar vidas e transformar a jornada de pacientes com epilepsia
São Paulo, Brasil, 21 de outubro de 2025 – Em um movimento estratégico que reforça seu compromisso com inovação e saúde digital, a Eurofarma, multinacional de capital 100% brasileiro e presente em 24 países, anuncia o lançamento de joint venture com a coreana SK Biopharmaceuticals. O foco da nova parceria está no desenvolvimento e comercialização de soluções de inteligência artificial para detecção e previsão de crises epilépticas e na construção de um ecossistema de saúde digital.
A nova empresa, nomeada Mentis Care, contou com cerimônia de lançamento em 20 de outubro, na cidade de Toronto (Canadá), e terá sede no MaRS Discovery District, um dos maiores polos de inovação da América do Norte, que abriga instituições de pesquisa, startups e investidores nas áreas de ciências da vida e saúde.
Segundo relatório da MarketsandMarkets, o mercado global de saúde digital, estimado em US$ 180 bilhões em 2023, prevê atingir a marca de US$ 550 bilhões até 2028, e a América do Norte deve impulsionar a maior parcela desse crescimento.
“Para a Eurofarma, a JV representa o futuro que vislumbramos para a saúde, combinando tecnologias digitais e medicamentos para um salto transformador e positivo na vida dos pacientes. Somos uma referência em sistema nervoso central na América Latina com um amplo portfólio de medicamentos e estreito relacionamento com psiquiatras e neurologistas. Há alguns anos, somamos à nossa atividade de P&D investimentos em inovação digital e, desde 2022, mantemos uma pequena operação na América do Norte. Com esta nova parceria, vamos fortalecer essas frentes em um único movimento”, afirma Rodrigo Pereira, diretor executivo global de Empreendedorismo e Digital na Eurofarma.
“A SK Biopharmaceuticals está expandindo além dos medicamentos para atuar na saúde digital, abrindo novas possibilidades no cuidado ao paciente,” comenta Donghoon Lee, CEO da SK Biopharmaceuticals. “Por meio da Mentis Care, avançaremos rumo à inovação centrada no paciente, integrando IA e dados clínicos para melhorar o tratamento da epilepsia.”
“A missão da Mentis Care é ajudar pacientes com epilepsia a viverem de forma mais segura e independente por meio da previsão e monitoramento de crises com tecnologia de IA,” diz Hassan Kotob, CEO da Mentis Care. “Ao combinar as capacidades de inovação da SK Biopharmaceuticals e da Eurofarma, buscamos estabelecer um novo padrão na gestão digital da epilepsia para os pacientes.”
Importância estratégica no campo da saúde digital
A saúde digital é uma realidade já inserida nos sistemas de cuidado ao paciente, com destaque para soluções em doenças neurológicas e crônicas. Tecnologias que combinam monitoramento contínuo, processamento de dados em tempo real e modelos preditivos de IA têm o potencial de antecipar crises, alertar pacientes e equipes médicas, e promover intervenções antes que o quadro avançado se manifeste.
Na epilepsia, por exemplo, uma solução capaz de prever crises a partir do eletroencefalograma em tempo real pode transformar o tratamento reduzindo emergências, melhorando a qualidade de vida aos pacientes e benefícios econômicos para sistemas de saúde e seguradoras.
A Mentis Care visa construir plataformas que, inicialmente, se concentrarão na detecção e previsão de crises epilépticas, mas que também, no médio prazo, possam ampliar sua atuação para monitoramento de biomarcadores de outros distúrbios neuropsiquiátricos, integrando pacientes médicos e parceiros em um ecossistema digital.
A cooperação nasceu de uma evolução na relação entre as empresas que teve início em 2022, quando a SK Biopharmaceuticals concedeu a licença do inovador Cenobamato (marca nos EUA: XCOPRI®) à Eurofarma, para a promoção e comercialização do anticonvulsivante na América Latina. O produto chegará em breve ao mercado nestes países.
Ao posicionar-se na vanguarda da saúde digital com IA, a Eurofarma mantém o propósito de unir inovação e acesso, para gerar impacto social. A empresa vê neste projeto uma oportunidade de,
- Manter-se na vanguarda do desenvolvimento tecnológico da saúde na América Latina;
- Desenvolver competências próprias em digital health, inteligência artificial e monitoramento contínuo;
- Estabelecer liderança regional com inovação aplicada à neurologia e demais áreas médicas
Fonte: Assessoria de imprensa Eurofarma
