Hygor Major, CEO da Farma 22, fala sobre desafios de empreender na área de varejo farma
Empreender não é uma tarefa fácil. É preciso esforço, dedicação e muita visão estratégica para garantir estabilidade e crescimento dos negócios. Para Hygor Major, CEO da Farma 22, uma empresa que oferece múltiplos canais de compra de forma online e off-line, empreender nessa área o fez vivenciar diversos obstáculos ao longo do caminho, mas também encontrar oportunidades valiosas para o crescimento do negócio.
O empresário destaca que um dos principais desafios é a competitividade acirrada no mercado de farmácia. O Conselho Federal de Farmácias (CFF) tem hoje 89.879 farmácias e drogarias cadastradas. Para se destacar nesse oceano de concorrentes, a Farma 22 aposta em uma ação com múltiplas frentes. “Trabalhamos para oferecer um atendimento personalizado, serviços farmacêuticos especializados e uma ampla variedade de produtos de qualidade”.
Um dos cases de sucesso da empresa foi o lançamento de uma ferramenta que auxilia o consumidor na recompra do medicamento de uso contínuo. “Na data escolhida, o cliente recebe um e-mail com um link que o leva diretamente para o carrinho. Basta ele finalizar a compra para readquirir o produto de forma rápida e prática. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência positiva aos clientes e, para isso, é fundamental estar atualizado com as tendências do mercado e investir em tecnologia”, explica Major.
Outro desafio do ramo farmacêutico é a complexidade regulatória. O setor é altamente regulamentado, o que requer um conhecimento profundo das leis e normas que regem a comercialização de medicamentos e produtos relacionados. Segundo o empreendedor, isso exige que a administração da empresa esteja constantemente atualizada com as demandas legais.
Major ressalta ainda a importância das questões logísticas. Para além dos desafios relacionados a custos, segurança e eficiência da operação, o ramo apresenta características específicas. “Estocar e administrar o armazenamento de medicamentos implica em uma responsabilidade muito grande porque um produto alterado pode significar um risco grave à saúde. Por isso, na Farma 22 nos dedicamos especialmente a seguir todas as indicações da Anvisa e garantir a segurança dos nossos clientes”.
Parcerias e visibilidade da marca
Estabelecer colaborações com profissionais da saúde, clínicas médicas e outros fornecedores pode fortalecer o posicionamento da marca no mercado e gerar indicações qualificadas. “Mantemos uma relação muito estreita com representantes farmacêuticos, por exemplo, porque esses profissionais constantemente nos apresentam as novidades da indústria, oferecem workshops e contribuem com muito conhecimento. Empreender no ramo de farmácia é um desafio constante, mas acredito que existem muitas oportunidades para aqueles que estão dispostos a se adaptar, investir em qualidade e colocar o bem-estar do cliente em primeiro lugar. É isso o que fazemos na Farma 22”.
Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/farma-22-fala-dos-desafios-e-oportunidades-de-empreender-no-ramo-de-farmacia