Farmácia cresce além dos medicamentos

Cerca de 61% dos entrevistados dizem adquirir em farmácias produtos como cosméticos, itens de higiene e até lanches

As drogarias deixaram de ser apenas um ponto de venda de medicamentos para se consolidarem como um destino prático e estratégico para compras rápidas do dia a dia.

É o que aponta o novo estudo da Neogrid, realizado em parceria com o Opinion Box, referência em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente. Segundo o levantamento, cerca de 61% dos entrevistados dizem adquirir em farmácias produtos como cosméticos, itens de higiene e até lanches.

Principais produtos

Entre os principais itens adquiridos nas farmácias estão produtos de higiene (74,8%) e cosméticos de cuidados pessoais (72%). Na sequência, aparecem vitaminas e suplementos (56%), seguidos por produtos infantis, como fraldas e papinhas (26,5%). Snacks e bebidas representam 23,9% das compras, enquanto os produtos para pets fecham a lista com 7,4%.

“Esse movimento reforça que as drogarias e farmácias se consolidam como pontos de conveniência na rotina do consumidor, que busca praticidade para resolver várias demandas em um só lugar. Estamos observando uma tendência que deve se acelerar: as pessoas não têm mais tempo a perder e querem otimizar suas saídas”, analisa Christiane Cruz Citrângulo, diretora-executiva de Supply Chain e Execução do Varejo na Neogrid.

Experiência comparada ao supermercado

O estudo mostra também que a experiência de compra nas drogarias é considerada satisfatória pela maioria dos respondentes: 48,8% avaliam como igual a do supermercado e 25,5% afirmam que é até melhor. Apenas 13,5% acreditam que seja pior e 12,2% não souberam responder.

Embora os supermercados ainda sejam os principais pontos de abastecimento do lar, o levantamento mostra que as farmácias ganham espaço ao oferecer rapidez e acessibilidade. Para muitos consumidores, a experiência de compra já é equivalente ou até melhor a do supermercado, reforçando o potencial das drogarias como concorrentes diretas em determinadas categorias de consumo.

Perfil dos entrevistados

O estudo foi efetuado online entre os dias 25 de julho e 5 de agosto de 2025 com 1.000 pessoas de todas as regiões do Brasil de diferentes classes sociais e com idade acima de 16 anos que são responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras da casa.

Fonte: Neogrid

Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/farmacia-cresce-alem-dos-medicamentos/

Compartilhe: