Entre as principais categorias buscadas nas farmácias estão produtos de higiene (74,8%) e cosméticos de cuidados pessoais (72%)
Além de ser um ponto de venda para medicamentos, as drogarias se tornaram um destino prático e estratégico para compras rápidas do dia a dia. É o que aponta o novo estudo da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, realizado em parceria com a Opinion Box, especializada em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente.
Segundo o levantamento, cerca de 61% dos entrevistados dizem adquirir em farmácias produtos como cosméticos, itens de higiene e até lanches. Entre as principais categorias buscadas nas farmácias estão produtos de higiene (74,8%) e cosméticos de cuidados pessoais (72%). Na sequência, aparecem vitaminas e suplementos (56%) e produtos infantis, como fraldas e papinhas (26,5%). Snacks e bebidas representam 23,9% das compras, enquanto os produtos para pets fecham a lista com 7,4%.
“Esse movimento reforça que as drogarias e farmácias se consolidam como pontos de conveniência na rotina do consumidor, que busca praticidade para resolver várias demandas em um só lugar. Estamos observando uma tendência que deve se acelerar: as pessoas não têm mais tempo a perder e querem otimizar suas saídas”, analisa Christiane Cruz Citrângulo, diretora-executiva de Supply Chain e Execução do Varejo na Neogrid.
O estudo mostra também que a experiência de compra nas drogarias é considerada satisfatória pela maioria dos respondentes: 48,8% avaliam como igual a do supermercado e 25,5% afirmam que é até melhor. Apenas 13,5% acreditam que seja pior e 12,2% não souberam responder. Embora os supermercados ainda sejam os principais pontos de abastecimento do lar, o levantamento mostra que as farmácias ganham espaço ao oferecerem rapidez e acessibilidade.
