Nos últimos quatro anos, o mercado cresceu 53,2%, enquanto a federação registrou um crescimento de seu faturamento de 96,8%
O varejo farmacêutico vem, historicamente, apresentando bons resultados, mas a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) tem superado esses números.
Nos últimos quatro anos, o mercado cresceu 53,2%, enquanto a federação registrou um crescimento de seu faturamento de 96,8%. Os dados são da IQVIA e avaliam o recorte de crescimento para o período entre 2018 e 2022.
Febrafar também ampliou seu market share
O market share também foi outro parâmetro no qual a Febrafar se destacou. Em 2018, as redes associadas à entidade detinham uma fatia de mercado de 10,4%. Em 2022, essa parcela chegou a 13,4%.
Presente em todos estados e no Distrito Federal, já são 12.786 lojas, vinculadas a 61 redes. Ao todo, a federação marca presença em 3.195 munícipios, dos 5.570 do país (57% do total).
“O mercado está em constante mudança e isso não é uma novidade. A Febrafar vem se aperfeiçoando constantemente”, comenta o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.
Quadro de redes associadas aumentou em setembro
No mês passado, a Febrafar anunciou a chegada de duas novas redes associadas. As Drogarias Farmáxima e Drogaria Extra integraram o quadro da federação.
A Farmáxima, que tem sede em Campinas (SP), possui 30 lojas, enquanto a Drogaria Exata é de origem carioca e tem 51 pontos de venda (PDVs).
“A expectativa com as novas adesões é impulsionar ainda mais o crescimento da Febrafar e proporcionar às redes conhecimentos e ferramentas para crescerem, disseminando assim o modelo associativista praticado e melhorando a vida de todos”, conta o diretor geral da entidade, José Abud Neto.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/febrafar-dobro-do-varejo-farmaceutico/