Fecofar encerra 2025 com faturamento de R$ 6 bilhões

Presidentes das sete redes de farmácias associadas à Fecofar durante o evento

Em 2025, dez projetos de destaque: painel de indicadores, nutrição, genéricos, diabetes, Sistema Nervoso Central (SNC), dermocosméticos, gerenciamento de categoria, tecnologia e inovação, serviços farmacêuticos e Universidade Fecofar

Um ano de consolidação. Foi assim que o presidente da Federação do Comércio Farmacêutico (Fecofar), Marcelo Grasso, definiu 2025 durante o jantar anual que apresentou o balanço e a evolução das atividades, além de celebrar os resultados ao lado de parceiros do setor. O evento foi realizado em 24 de novembro, na Casa Bisutti, em São Paulo (SP).

Em seu segundo ano de atividades, a federação reúne sete redes de farmácias: AMR, Farmais, MasterFarma, Max, MultiDrogas, RedeMed e São Rafael. Está presente em 23 estados, com cerca de 3 mil lojas, 15 mil colaboradores e faturamento de R$ 6 bilhões.

“Em 2025, desenvolvemos e avançamos em diversos projetos para as farmácias. Além disso, nosso espaço na Fecofar recebe mais de 300 pessoas por mês, entre representantes da indústria e da distribuição. Então, posso dizer que consolidamos nossa estrutura. Tudo o que fizemos é para apoiar a indústria, a distribuição e fortalecer as farmácias”, afirmou Grasso ao Guia da Farmácia durante o evento.

O diretor executivo da Fecofar, Willians Robles, agradeceu a presença dos convidados e parceiros. “Muito obrigado por prestigiarem esses dois anos de Fecofar. Fato é que construímos algo de forma muito rápida. Começamos a preparar uma fundação muito bem estruturada para tudo o que ainda vamos desenvolver no futuro”, afirmou.

Modelo para fortalecer as farmácias

Segundo Robles, o diferencial da Fecofar está em um modelo de trabalho focado em projetos para fortalecer o ponto de venda. “Não trabalhamos para as redes, mas para as farmácias que fazem parte das redes”, destacou. Outra característica da federação é manter um número reduzido de redes associadas. “Acreditamos que foco traz força, e qualidade traz resultado”, afirmou o executivo.

A entidade desenvolve projetos alinhados às necessidades das pequenas e médias farmácias e, com o apoio da indústria e dos distribuidores, transforma esses planos em ações práticas. As lojas podem escolher os projetos dos quais desejam participar, sem custo.

Ao longo de 2025, a federação trabalhou em dez projetos: painel de indicadores, nutrição, genéricos, diabetes, Sistema Nervoso Central (SNC), dermocosméticos, gerenciamento de categoria, tecnologia e inovação, serviços farmacêuticos e Universidade Fecofar.

No caso de serviços farmacêuticos, por exemplo, 162 farmácias aderiram ao projeto e passaram a oferecer exames rápidos e aplicações de vacina. Os resultados são entregues ao cliente em forma de laudo, com informações organizadas e padronizadas. É um serviço mais profissional que agrega valor e gera uma nova fonte de faturamento para as lojas.

Lançada neste ano, a Universidade Fecofar é uma plataforma que oferece cursos de pós-graduação e MBA, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). A entidade subsidia metade do valor para incentivar o desenvolvimento dos profissionais de farmácia.

Segundo Grasso, a Universidade Fecofar ainda oferece cursos livres, como de atendimento, a fim de apoiar os times das farmácias. A entidade também iniciou parcerias com as indústrias para ampliar o portfólio de treinamentos, como o curso sobre SNC desenvolvido junto com a Biolab. Para incentivar a participação, a Biolab distribuiu vouchers de R$ 100 aos primeiros 100 colaboradores que concluíssem o curso.

Outra iniciativa da Fecofar é a disponibilização de um espaço em sua sede, no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo, dedicado a treinamentos, salas de reunião e uma farmácia-modelo para redes associadas, indústrias, distribuidores e prestadores de serviço.

Além disso, a entidade realiza o Fecofar Day, evento bimestral que reúne, em média, 10 indústrias para um contato direto com os presidentes das sete redes. “As indústrias não precisam se deslocar para fazer uma reunião corporativa com os presidentes. Eles se deslocam até São Paulo e, nesse dia, conseguem criar essa conexão, que é um dos propósitos da Fecofar – promover networking para desenvolver negócios”, explicou Robles.

Para 2026, Grasso anunciou que a entidade continuará com essas iniciativas e lançará a Central de Informações Fecofar, com dados das farmácias disponíveis online para o mercado.

Representatividade da Fecofar no mercado

O mercado de varejo farmacêutico movimentou R$ 238,8 bilhões, com aumento de 11,5% as vendas em valor (preço de venda ao consumidor final -CPP), entre o MAT Setembro/2024 e MAT Setembro/2025, segundo a IQVIA.

A Fecofar cresce alinhada ao mercado, pois, neste período, teve expansão de 12%. A Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) registrou crescimento de 14,2%; a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) de 14,9%; e outras associações e franquias, 11,4%, segundo dados apresentados, durante o encontro, pelo Diretor Sênior de Relacionamento com Parceiros Estratégicos e Serviços ao Cliente da IQVIA, Fabio Alguim.

Já outras redes (5,8%) e as farmácias independentes (4,7%) apresentaram o menor nível de expansão. “Embora os independentes sejam relevantes em relação ao número de PDVs, são aqueles que mais precisam de ajuda”, disse Alguim.

“O independente vem sofrendo e, certamente, vai ter de encontrar um caminho para dentro de uma associação ou de uma franquia para conseguir sobreviver à pressão do mercado”, comentou Robles.

Presença nacional

A Fecofar está presente em 23 Estados e hoje tem o potencial de atender 54% da população brasileira. O Sudeste é a região mais representativa para a entidade, com 42,4% do total das vendas, seguida do Sul (26,9%), Nordeste (15,1%), Centro-Oeste (12,1%) e Norte (2,8%), segundo a IQVIA.

A participação da entidade é mais relevante em municípios menores: 48% das lojas estão em cidades pequenas, 29% em cidades médias, 12% nas grandes e 11% nas metrópoles.

Observando as categorias de produtos no segmento de não-medicamentos, vendidos na área de salão da loja, o mercado cresce 10%, enquanto a Fecofar, 11%. As redes associadas à federação se destacam em higiene e beleza (alta de 10,8%, contra 7,8% do mercado) e dermocosméticos (crescimento de 12,8%, contra 8,4%).

Performance das lojas

A Fecofar vem ganhando volume e mantendo o preço médio de mix próximo da média Brasil. Segundo a IQVIA, atingiu R$ 172 mil de faturamento médio mensal por PDV, no MAT Setembro/2025. Para efeito de comparação, uma farmácia independente fatura R$ 67 mil por mês.

A performance no MAT Set/2025 mostra que a entidade teve crescimento de 1,6% em volume de lojas maduras; alta de 6,1% no preço médio de mix e 4,7% em abertura de novos PDVs, índices alinhados aos índices de mercado, de acordo com a IQVIA.

“A taxa de lojas fechadas nas áreas de atuação da Fecofar é de 2,4%, as redes com 4% de fechamento, outros associativistas 1,4%, já os independentes com 16% de taxa de fechamento, um número extremamente alto”, explicou Alguim. Segundo ele, outro estudo da IQVIA mostra que 15% dos PDVS independentes fecham antes de completarem 24 meses.

“Vemos as lojas Fecofar acompanhando o ritmo das grandes redes como a Abrafarma, outros associativistas como a Febrafar, com uma taxa de fechamento extremamente pequena, com lojas maduras performando e com abertura de novos PDVs, ou seja, com um crescimento orgânico relevante”, analisou o executivo da IQVIA.

Homenagem aos parceiros

O levantamento da IQVIA também mapeou as 10 indústrias que se destacaram na parceria com a Fecofar. Entre elas: Aché, Biolab, Danone, EMS, Nestlé, Eurofarma, Neo Química, Principia, Unilever e Torrent Pharma.

Assim, no evento, o time da Fecofar fez uma homenagem a essas indústrias, a também para a Grupo SC.

“No decorrer de 2025, esses parceiros se sobressaíram quando o assunto foi o desenvolvimento dos projetos da Fecofar. Por isso, fazemos essa homenagem com um troféu singelo, mas com muto carinho”, disse Grasso.

Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/fecofar-encerra-2025-com-faturamento-de-r-6-bilhoes/

Compartilhe: