Fórum com IQVIA aquece debates do GC Líderes

Encontro acontecerá entre 11 e 13 de setembro no Espaço Apas

Um fórum do movimento GC Líderes com a IQVIA, na primeira quinzena de agosto, representou o pontapé inicial para o congresso exclusivo dedicado ao gerenciamento de categorias nas farmácias. Esse encontro acontecerá entre 11 e 13 de setembro no Espaço Apas (São Paulo-SP).


O evento está com inscrições abertas, com valor a partir de R$ 890 (presencial gold) e R$ 280 (online). Mas leitores do Panorama Farmacêutico terão desconto de 20% até o dia 20 de agosto, aplicando o cupom PANORAMAGC.


O fórum de aquecimento mobilizou 40 gestores das áreas de gerenciamento de categorias, shopper insights e trade marketing, incluindo representantes do associativismo (Abrafad, Febrafar e Fecofar), do grande varejo (DPSP), da indústria (Chiesi, Kayoah, New Star, Nestlé, P&G e Unilever).

Os consultores Ricardo Kamaura e Cláudio Santos formaram a mesa de debates, enquanto a IQVIA teve a presença de Jonatas Vieira, especialista da BU de Consumer Health. A agência VTT Retail Midia esteve entre as convidadas. A curadoria ficou a cargo do time da Retail Farma Brasil, formado por Paulo Gomes (VP de relacionamento com o mercado), Mônica Gomes (VP de operações e marketing), Rogério Lima (VP de consultoria e conteúdo) e Emanuele Rodrigues (consultora de negócios).

“Foi um momento de aterrissagem fundamental para entender as múltiplas transformações por que vem passando a farmácia no Brasil, novas frentes de negócios e o cenário das categorias de Rx e Consumer Health”, ressalta Gomes.
GC Líderes e IQVIA revelam advento do consumer health



A agenda do GC Líderes com a IQVIA atestou a evolução da representatividade dos produtos de consumer health na performance das farmácias. De 2020 para cá, o share passou de 46,5% para 47,8%. Nos últimos 12 meses até junho de 2024, a área movimentou R$ 101,39 bilhões em vendas. Em cinco anos, o crescimento acumulado foi de 50,9%, contra 44,8% da categoria de medicamentos de prescrição.
Evolução do segmento de consumer health (MAT Jun 2020 a MAT Jun 2024 em bilhões de R$) Fonte: IQVIA


“A venda de consumer health tem como âncoras as grandes redes vinculadas à Abrafarma e as farmácias associativistas, cuja evolução no período de um ano foi de 12% e 10%, respectivamente. Esses dois nichos, juntos, correspondem a 68% do mercado farmacêutico”, reforça Jonatas Vieira, da IQVIA. Na análise por região, destacaram-se o Sul, com 10,6% de crescimento; e o Centro-Oeste, que teve evolução de 10,8%.



“Os números exclusivos divulgados no encontro ajudam a nortear a direção de negócios dos profissionais de GC. Entender os anseios e demandas do shopper passa, necessariamente, pelo amplo domínio dos dados”, conclui Gomes.
Encontro do GC Líderes prevê mobilizar 500 profissionais


O encontro do GC Líderes em setembro prevê mobilizar 500 gestores e tomadores de decisão. Os dois primeiros dias serão dedicados aos debates, palestras e networking, enquanto o terceiro contemplará dois cursos exclusivos. Um dos treinamentos será destinado a iniciantes na operação de gerenciamento de categorias. Em outro programa estarão os líderes dessa área no varejo farmacêutico

.

Para Rogério Lima, curador do evento e vice-presidente de conteúdo e consultoria da Retail Farma Brasil, a gestão de categoria envolve diversas áreas nevrálgicas do negócio – comercial, compras, marketing, trade, pricing. O profissional precisa ser muito bem articulado para atuar nesse ambiente multidisciplinar. “É um desafio levar essa solução para um mercado tão pulverizado e com modelos de negócios tão diversos como o varejo farmacêutico brasileiro”, observa.

A programação contará com a participação do diretor executivo da The Partnering Group (TPG), Mike Holcomb, como keynote speaker. “Para entender a dimensão desta apresentação, a TPG foi fundada por Brian Harris, considerado o pai do gerenciamento por categoria no mundo”, aponta Lima. Também haverá estandes e palestras com executivos da indústria, tais como Aché, Libbs, Sanofi, Unilever, Hypera, Nestlé, Cimed. Free Brands e Herbaruim.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/forum-com-iqvia-aquece-debates-do-gc-lideres/

Compartilhe: