Composta por nove empresas, sendo a principal delas a Unipreço, companhia quer compartilhar exemplo de uma rede que fatura R$ 35 milhões por mês
De olho na demanda por cursos e mentorias para farmácias, o Grupo SPN expandiu sua área de atuação ao constituir duas empresas voltadas para o desenvolvimento do pequeno varejo farmacêutico.
A organização começou com uma drogaria há 18 anos e, hoje, reúne nove empresas que atuam em conjunto, dando suporte às operações das Farmácias Unipreço, sua companhia-mãe. Sócia-fundadora da Unifabra, a rede de farmácias paranaense contabiliza faturamento mensal de R$ 35 milhões, provenientes de 60 filiais distribuídas pela cidade de Curitiba (PR), Região Metropolitana, litoral paranaense e Campos Gerais.
Com 1.200 colaboradores, o Grupo SPN registra um faturamento anual de R$ 550 milhões. A visão dos três sócios – o CEO Guilherme Strapasson; o diretor financeiro Giovane Strapasson; e a diretora de RH Priscila Strapasson – contribuiu para que o grupo alcançasse voos mais altos. E as duas novas corporações que fazem parte do conglomerado, a Nova Geração Varejo e a NGD4, exemplificam esse ciclo contínuo de expansão.
“A primeira é voltada para a capacitação do varejista independente, proprietário de redes de farmácias, franqueado, gestor e investidor que não está conseguindo escalar o negócio, envolto em uma administração ineficiente”, explica o CEO. Em 2024 foram realizadas duas imersões e para este ano já há um evento previsto para março, que reunirá 150 participantes.
“O objetivo é desenvolver o gestor para que ele possa adotar uma atuação mais estratégica e se tornar mais competitivo frente às grandes redes”, acrescenta Strapasson. Já a NGD4 é uma escola que tem como finalidade treinar as equipes das varejistas, contemplando farmacêuticos, balconistas, operadores de caixa e consultores de beleza.
Grupo SPN conta com nove empresas
Além da Unipreço e das novas empresas voltadas para mentoria e treinamento, o Grupo SPN reúne outros seis empreendimentos. Inaugurada em 2012, a Distribuidora Brazmix trabalha na área de produtos farmacêuticos, hospitalares e perfumaria em todo o território nacional. Com sede em Colombo (PR), também atua como operadora logística no Espírito Santo e em Santa Catarina.
Em 2017, já com expertise no mercado farmacêutico, o Grupo apostou as fichas no desenvolvimento de uma rede de franquias. “Assim nasceu a Farmácia FPP, bandeira que visa a colaborar para o desenvolvimento do pequeno e médio varejista”, comenta Strapasson. Segundo ele, todos os negócios são estruturados de forma a suprirem um gargalo, melhorando a performance operacional das demais companhias do grupo.
“É o caso do restaurante Vó Irene, que atende os colaboradores da companhia e também o consumidor final; e o Spazio Valle. Esse espaço é utilizado para a realização das reuniões com os gerentes da rede e também pode ser locado para casamentos e eventos corporativos”, acrescenta. O Grupo também iniciou, em 2019, incursão pelo comércio internacional por meio da Amis Importadora.
A companhia também conta com um vasto portfólio de marca própria. “Temos mais de 600 produtos do segmento em nosso portfólio, entre lenços umedecidos, xampu, esmalte, loção pós-barba e produtos infantis. A marca exclusiva é a que traz mais rentabilidade para a farmácia. Quem ainda não incluiu essa categoria no mix terá dificuldades futuras para sustentar a operação”, crava.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/grupo-spn-amplia-atuacao-com-mentoria-para-farmacias/