O evento aconteceu no último dia 25 de agosto de 2023, no Centro de Eventos Recife, com recorde de público, palestrantes renomados, conteúdos exclusivos, experiências únicas e muito networking
O evento Imersão Contabiliza Pharma aconteceu no último dia 25 de agosto de 2023, no Centro de Eventos Recife, da Faculdade Pernambucana de Saúde, e foi um verdadeiro sucesso. Com o propósito de gerar conhecimento, inovação e crescimento para o segmento farmacêutico. Em sua primeira edição, reuniu cerca de 400 participantes, sete palestrantes e oito expositores, entre eles: Infarma Sistemas de Gestão, Trier Sistemas de Gestão, Contabiliza PE, All Farmas, FPS, G1 Distribuidora, Eurocosmetics e ATESEG – segurança do trabalho.
Entre os apoiadores do evento estiveram o Serviço Social de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Únicontato, a Avant Fiscal, o Panorama Farmacêutico, o Sindicato do Comércio Varejista de Pernambuco e a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan).
O patrocinador oficial foi a G1 Distribuidora.
O evento começou pela manhã com o curso Precificação, Rentabilidade, Lucratividade e Tributação para Farmácia, ministrado pelo CEO da SimTax, Jiovanni Coelho. “Atualmente, a tributação e a formação de preço de venda são temas complexos e cruciais no mercado farmacêutico, pois impactam diretamente na lucratividade do negócio. O evento se torna fundamental para trazer clareza e soluções para essas questões essenciais.”
No período da tarde, a área de exposição foi aberta ao público e a programação das palestras começou às 14h00.
O primeiro palestrante do dia, o diretor da Avant Fiscal, uma startup que ajuda as farmácias do Brasil a não pagarem impostos incorretamente, Wagner Tavares, falou sobre o impacto de erros tributários no cadastro de produtos.
Dando sequência ao evento, chegou a vez de Isabella Luna, ela apresentou a palestra: Maximizando lucros e minimizando custos – a importância da organização tributaria eficaz.
Isabella é formada em Direito e Contabilidade e junto da irmã, Fernanda Queiroz, fundou a Contabiliza a partir de uma ideia que surgiu de um desejo de ajudar empresários do ramo de produtos farmacêuticos. Foi quando abriram um escritório com foco em contabilidade especializada para empresas de comércio atacadista e varejista de medicamentos, além de cosméticos, itens de perfumaria e higiene pessoal.
A Contabiliza tem expertise na legislação com direito a reconhecimento da Sefaz, de Pernambuco e trabalha com produtos que vão desde o pacote completo da contabilidade, à auditoria fiscal, planejamento tributário, recuperação de créditos e benefícios fiscais.
Isabella e Fernanda são as idealizadoras do Imersão Contabiliza Pharma. “A imersão tem importância crucial para os donos de farmácia e gestores que querem crescer profissionalmente e impulsionar o crescimento da sua empresa, já que proporciona conhecimento, orientação e transformação para um mercado tão competitivo. “Diariamente ouvimos dos nossos clientes, as dores, anseios e dificuldade num segmento cada vez mais competitivo, onde o médio e pequeno empresário está sucumbido com o crescimento das grandes redes”, revelou Isabella.
Fernanda complementou dizendo que os principais objetivos são: levar conhecimento e informações para o segmento farmacêutico; instruir e ensinar regras tributárias para farmácias; proporcionar noções de gestão de farmácia; transformar o mindset dos participantes para que através das palestras possam extrair insights e aplicar no seu dia a dia; e gerar muito networking e rodadas de negócios para as empresas participantes.
Elas já anunciaram que este evento veio para ficar. “O evento superou todas as nossas expectativas e, com certeza, faremos a segunda edição”, diz Isabella. E já tem data para acontecer: 22 de agosto de 2024.
Na sequência, o tema foi: o verdadeiro caminho para multiplicar o lucro da sua farmácia, com o diretor do Instituto Bulla, Cadri Awad.
Awad disse que um evento desta magnitude tem o poder provocar mudanças de mentalidade do empresário e gestor de farmácias. “Trata-se de um convite para que os gestores saiam de dentro das suas empresas e venham enxergar seus negócios de uma outra forma e além de aprender por meio dos temas disponibilizados, fazer networking com especialistas, outros empresários e formadores de opinião do nosso segmento.”
Ele falou ainda que sempre que recebe um convite para palestrar em um evento do mercado, pensa em “dores” e é sabido que o mercado é repleto delas, então é preciso entregar o remédio para elas. “A dor de não ver o resultado das vendas se refletir na conta bancária da empresa é importante, por isso, mostrei como a farmácia pode atingir os resultados financeiros que tanto busca e o passo a passo para se chegar ao objetivo de ter uma empresa altamente lucrativa.”
Jiovanni Coelho voltou ao palco para falar sobre os impactos da Reforma Tributária.
Logo em seguida, uma das palestras mais aguardadas: Jornada da Experiência do Cliente – os passos definitivos para transformas seus resultados e aumentar suas vendas, com a fundadora da UNI-CX | Universidade da Experiência do Cliente, Daniela Augusta, que deu um verdadeiro show, com exemplos reais e foi aplaudida de pé.
Daniela ressaltou que o segmento farmacêutico no Brasil, principalmente as pequenas e médias empresas, está vivendo um momento bastante desafiador, competindo diretamente com grandes grupos. Além de questões relacionadas ao preço, outros aspectos do negócio, como gestão e marketing por exemplo, tiram o sono dos empresários. “Entretanto, é possível investir em estratégias simples, práticas e financeiramente viáveis que são extremamente poderosas para que eles se diferenciem da concorrência, fidelizem seus clientes e aumentem suas vendas. E é exatamente isso que apresentei no evento: mostrei aos participantes o que e como fazer para transformar seus resultados e aumentar suas vendas por meio de estratégias de experiência do cliente.” Segundo ela, experiência do cliente, tema da palestra, é hoje o maior diferencial estratégico de empresas que querem crescer em resultados e engajamento dos clientes. Às pequenas e médias farmácias participantes foram apresentados contextos e demandas de mercado que exigem uma nova forma de atuar, com foco total no cliente.”
Os participantes também puderam aprender como colocar em prática estratégias de experiência do cliente capazes de estreitar os laços criados com os consumidores, aumentar a fidelidade e lealdade dos clientes, oportunizar vendas recorrentes, se diferenciar da concorrência e outros tantos benefícios para o negócio.
“Eu e o time da Contabiliza trabalhamos para, mais do que um evento, promover uma verdadeira experiência de transformação e resultados para os participantes. Com isso, queremos que as empresas se tornem um ponto de referência de excelência em experiência do cliente em suas comunidades, ao mesmo tempo em que solidifiquem seus negócios e cresçam seus resultados de forma exponencial. E, principalmente, que compreendam que trabalhar a experiência do cliente não é coisa de empresa grande, mas sim de empresas quem pensam grande.”
E fechando com chave de ouro, Renato Diniz, que se denomina um apaixonado pelo mercado farmacêutico, à frente da Único Contanto, mostrou como vender mais e melhor pelo WhatsApp.
O executivo pontuou que o Imersão Contabiliza Farma é um marco entre as partes contábeis e gerenciais/comerciais do segmento onde se trata o varejo farmacêutico em toda sua esfera, com temas práticos do dia a dia que de fato fazem diferença na vida das empresas que estiveram presentes. Ao elaborar o tema de sua palestra, Diniz identificou que com o crescimento da tecnologia, a mudança nos hábitos de consumo e jornada de compra de nosso shopper se faz necessário ter uma gestão no atendimento pelos canais da “omnicanalidade”, em sua maioria pelo WhatsApp, de forma profissional e humanizada, tratando esse canal como o maior market place do nosso segmento. “Isso muda histórias.”
O diretor executivo da Abradilan, Vinícius Dall’Ovo e o diretor de relações institucionais da entidade, Ivan Coimbra, estiveram presentes no evento e lembraram a importância que deste evento que tem tudo para ganhar proporções ainda maiores.
Fonte: assessoria de imprensa do Imersão Contabiliza Pharma (Lígia Favoretto Comunicação & Assessoria)