Semana ABIHPEC de Mercado 2023: indústria aposta na multifuncionalidade e amplia o foco nos ingredientes para atrair consumidores
O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos foi um dos setores que mais sofreram com a inflação dos últimos anos. Entre os desafios dos aumentos nos custos de produção, está a dificuldade de manter um consumidor fiel e com poder de escolha na hora da compra. A indústria, no entanto, conta com o sucesso dos produtos multifuncionais e a valorização dos ingredientes como verdadeiros diferenciais para o consumidor. O tema foi abordado durante o primeiro dia da Semana ABIHEPC de Mercado 2023, nesta segunda-feira (02), evento organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
De acordo com pesquisa global do Euromonitor International, influenciados pela pressão inflacionária, 44% dos consumidores afirmaram que em 2023, não pretendem aumentar seus gastos. Na América Latina, o número aumenta para 53%. O estudo mostra que 74% dos consumidores na região se dizem preocupados com aumento no preço dos produtos que fazem parte da rotina.
Neste cenário, o consumidor se torna mais criterioso na hora da compra, passando a valorizar ainda mais o custo-benefício. Produtos multifuncionais, por exemplo, são destaque, por oferecerem mais de uma função no mesmo produto, permitirem a otimização do tempo na rotina de cuidado e economia, uma vez que o consumidor só precisa adquirir 1 produto, ao invés de 2 ou mais.
De acordo com análises do Instituto, também vivemos a época do protagonismo dos ingredientes, com as marcas dando cada vez mais ênfase às composições, seja pela potencialização da eficácia ou pelas características de extração sustentável. As fórmulas ganharam tanta relevância que os consumidores estão dispostos até a desembolsar um pouco mais, principalmente na América Latina, explica Mariana Teixeira, do Euromonitor International.
Análises do Instituto de pesquisa Circana apontam que a Omnicanalidade, lançamentos, exclusividades e licenciamentos e o consumo consciente também são estratégias que seguem impulsionando o mercado de HPPC brasileiro, mesmo diante de tantos desafios com alta nos preços.
De acordo com Felipe Martins, da Circana, entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023, os lançamentos de produtos foram responsáveis por 20% das vendas totais do setor de HPPC aqui no Brasil. Ele também afirma que as plataformas digitais orientam a decisão de compra dos consumidores, à exemplo das ‘marcas nativas digitais’ – que surgem no ambiente das redes sociais e, muitas vezes, levam o nome de influenciadores – cresceram 25% no 1º semestre de 2023 em comparação ao 1º semestre de 2022
“O setor de HPPC segue forte e relevante, globalmente e localmente, fruto das estratégias das marcas e do varejo, se adequando ao contexto atual, sem deixar de se preocupar em atender às necessidades dos consumidores”, comentou o Martins.
Fechando o primeiro dia da Semana ABIHPEC de Mercado, Fernando Becker, do Instituto Pasteur e Alessio Rodrigues, da Lipson Cosméticos, debateram no painel “Ascensão das Marcas Próprias”, conduzido por Karla Brandão, diretora de gestão, comunicação e marketing da ABIHPEC, os principais movimentos e desafios dentro do universo de atuação com marcas próprias no setor de HPPC brasileiro.
Dentre tópicos abordados está a influência da Inteligência Artificial nos processos, a necessidade de parcerias fortes entre indústria e academia para o desenvolvimento de inovações e fórmulas robustas que atendam não só as demandas dos consumidores, mas também os desafios ambientais.
O evento desta segunda-feira também teve participação de João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC que fez a abertura oficial da Semana. De acordo com ele, o setor aposta na aprovação da reforma tributária para resgatar o equilíbrio e a equidade da carga tributária para a indústria e para promoção do acesso da população aos produtos do setor.
A Semana ABIHPEC de Mercado 2023 ocorre entre 02 e 06 de outubro, no formato online. O evento é aberto ao público e gratuito.
Fonte: assessoria de imprensa da ABIHPEC