Negócio avalia Kenvue em US$ 48,7 bilhões e deve ser concluído no segundo semestre de 2026 – se os EUA não travarem acordo após desinformação sobre o Tylenol
A Kimberly-Clark anunciou um acordo para adquirir a Kenvue, fabricante do analgésico Tylenol, em uma operação avaliada em cerca de US$ 40 bilhões.
Segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (3), os acionistas da Kenvue receberão US$ 3,50 em dinheiro e 0,14625 ação da Kimberly-Clark por cada papel da Kenvue — o que equivale a US$ 21,01 por ação, com base no preço de fechamento da Kimberly-Clark na sexta-feira. O valor representa um prêmio de 46% em relação ao fechamento da Kenvue no mesmo dia.
O valor total da empresa combinada chega a aproximadamente US$ 48,7 bilhões, segundo as companhias. Após a conclusão da transação, os atuais acionistas da Kimberly-Clark deterão cerca de 54% do grupo, e os da Kenvue, o restante.
As ações da Kimberly-Clark, dona das marcas Kleenex e Huggies, caíram 16% no pré-mercado, enquanto os papéis da Kenvue subiram 19%.
A Kimberly-Clark afirmou que a fusão permitirá à empresa ultrapassar a Unilever e se tornar a segunda maior vendedora mundial de produtos de saúde e bem-estar, atrás apenas da Procter & Gamble.
O portfólio da Kenvue inclui marcas como Neutrogena, Listerine, Benadryl e Band-Aid. Desde que foi desmembrada da Johnson & Johnson, a companhia enfrenta dificuldades financeiras. Investidores ativistas passaram a comprar participações após uma série de resultados fracos, e em julho a empresa demitiu o presidente-executivo Thibaut Mongon.
O acordo pode enfrentar complicações por causa das críticas do governo dos Estados Unidos ao Tylenol, principal produto da Kenvue. Em setembro, o presidente Donald Trump afirmou que mulheres grávidas não deveriam usar o analgésico, alegando que ele poderia causar autismo.
Não há evidências de ligação entre o uso de Tylenol durante a gestação e efeitos adversos no desenvolvimento neurológico, como o autismo.
Os problemas da Kenvue continuaram no terceiro trimestre. Em comunicado separado, a companhia informou que as vendas orgânicas caíram 4,4%, resultado pior que o esperado pelo mercado. A divisão de autocuidados — que inclui o Tylenol — registrou queda de 5,3% no período. A empresa manteve a projeção de retração de vendas em um dígito baixo neste ano.
A conclusão da transação é esperada para o segundo semestre de 2026. Mike Hsu continuará como CEO da Kimberly-Clark.
“A Kimberly-Clark passou por uma transformação significativa para direcionar seu portfólio a negócios de maior crescimento e rentabilidade”, afirmou Hsu, destacando que as marcas da Kenvue se encaixam nessa estratégia.
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Foto: Divulgação/Kenvue
