Medicamentos Isentos de Prescrição: veja os 10 mais vendidos

Faturamento  foi de R$ 34,3 bilhões até agosto desse ano nas farmácias; um crescimento de 8,2% em relação ao mesmo período de 2024

Impulsionados pelo aumento da automedicação responsável e pelo fácil acesso nas farmácias, os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) ganham cada vez mais força no Brasil, representando uma fatia significativa do mercado farmacêutico nacional.

Esse grupo de medicamentos registrou faturamento de R$ 34,3 bilhões nas farmácias no MAT 08/25, um crescimento de 8,2% em relação ao MAT 08/24. Já em volume, os MIPs foram responsáveis por movimentar 1,6 bilhão de unidades, alta de 3% no período. Os dados são do Close-Up International divulgados durante a 10ª edição do evento Outlook 2025, realizado em 16 de outubro, no Villa Blue Tree, em São Paulo (SP).

Neste universo, algumas categorias alcançam performance relevante, a exemplo das classes de respiratórios, Sistema Nervoso Central (SNC), dermatológicos e suplementos.
“Isso é reflexo, em parte, de uma cobertura vacinal muito baixa. Neste ano também tivemos um inverno muito mais presente no Brasil, quando as enfermidades respiratórias vieram de uma maneira mais impactante”, comentou Christian Becker, General Manager Brasil no Close-Up International.

Ranking fornecedores

As indústrias que se destacam neste segmento são, em sua maioria, empresas nacionais:

Top 10 MIPs mais vendidos em farmácias

Já em relação aos principais tipos de produtos, medicamentos para dor e analgésicos, que sempre foram drivers de crescimento continuam tendo relevância, mas há uma retomada de gripe e alergia, também como consequência da baixa cobertura vacinal e inverno mais rigoroso no país.

“Existe uma oportunidade de monitorar esses mercados através da previsão climática. Temos feito estudos que mostram que quando a temperatura oscila um grau para cima ou para baixo, na média, ela influência de maneira significativa na venda de determinadas categorias e pode ser um driver de crescimento importante nas projeções desses mercados”, afirmou Becker.

Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/medicamentos-isentos-de-prescricao-veja-os-10-mais-vendidos/

Compartilhe: