Os desafios da omnicanalidade no setor do varejo farmacêutico

Com 20 anos de experiência, sendo 14 deles no mercado de meios de pagamento, Giuliana Cestaro tem ampla experiencia como consultora de inovação, gestão de produtos digitais e e-commerce. Na Fiserv desde 2020, foi responsável por produtos digitais e liderou a equipe de lançamento da plataforma omnichannel Carat no Brasil, antes de assumir a diretoria de Produtos. Antes de integrar a equipe da Fiserv, atuou por mais de uma década na Cielo, onde foi responsável pela expansão e rentabilização do Portfólio de Soluções, especialmente como líder do setor de e-commerce. Também teve experiencias em empresas de outros setores, com passagem pela Tamboré Urbanismo e Mapfre Seguros. É formada em propaganda e marketing pela Universidade Paulista, com pós-graduação em gestão pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e especialização em gestão de e-commerce e marketing digital pela ComSchool.

O setor farmacêutico só cresce e, em 2021, as 26 redes varejistas ligadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) fecharam o ano com faturamento de R$ 67,5 bilhões, um aumento de 16,04% em relação a 2020. Segundo a entidade, esse é o maior crescimento registrado nos últimos dez anos, e as operações de delivery e e-commerce tiveram alta de 56,8%, totalizando R$ 2,8 bilhões em vendas e indicando a crescente participação do comércio eletrônico que está constantemente se reinventando para melhorar a jornada do cliente.

Que os canais digitais contribuem para esse sucesso de desempenho, é fato. Afinal, segundo dados da Intelipost, entre março de 2020 e 2021, houve um aumento de 66% das vendas pelos canais digitais. Com isso, a digitalização do varejo faz com que a distribuição dos produtos tenha ainda mais importância. Como agora não é só o cliente que vai até a loja – e sim a loja que vai até o cliente -, é preciso criar alternativas para buscar o cliente fora do PDV e manter o contato com ele e rever toda essa estratégia de experiência omnichannel, em que as experiências de compra digital e online se fundem.

Pandemia como catalisador do crescimento do e-commerce farmacêutico

Junto com o advento da Covid-19, um levantamento realizado pela Criteo, empresa global de tecnologia da plataforma Commerce Media, detectou que 56% dos consumidores compraram medicamentos pela primeira vez pela internet nesses últimos dois anos. Isso confirma o quanto essa tendência aumentou a partir da pandemia, mas, certamente, permanecerá como um hábito regular de consumo.

A loja física ainda é, e sempre será, muito importante para o setor, inclusive pela distribuição na farmácia de remédios gratuitos pelo governo e pela facilidade de comercialização de medicamentos controlados. Cada vez mais, quem souber investir na experiência omnichannel terá mais vantagens e, uma pesquisa da Harvard Business Review corrobora que 7% dos consumidores pretendem comprar apenas online, 20% em lojas físicas e 73% em variados canais.

A diversificação de meios de pagamento também é um diferencial competitivo que melhora a experiência – e, quanto mais possibilidades de integração com o Programa de Benefício em Medicamentos (PBM), parcerias com laboratórios, repasses de descontos de planos de saúde e até mesmo programas de fidelidade com pontos em perfumaria, melhor.

As possibilidades do omnichannel

Compre online e retire na loja, compre na loja e receba em casa, compre com um clique pelo aplicativo, push notification para alertar o cliente sobre as novidades e novos produtos, assinatura de medicamentos de uso recorrente com tokenização para garantir a efetividade da transação de pagamento, estorno, devoluções, chargeback e fraudes conciliar a nova experiência do cliente com os processos de tesouraria, logística e financeiro tem sido, cada vez mais, uma experiencia mais desafiadora para os gestores das redes varejistas.

O remédio (que pode ser simples e eficaz em uma única gota!) é tecnológico: integração das operações presenciais e digitais, com a visualização de todo o ecossistema em uma plataforma unificada e integrada por APIs. Esse medicamento é sem efeito colateral, e os benefícios são diversos para diferentes áreas.

Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/os-desafios-da-omnicanalidade-no-setor-do-varejo-farmaceutico

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