Pfizer realiza nova venda de ações da Haleon

Farmacêutica americana colocou no mercado cerca de 700 milhões de papéis

Os interessados em adquirir ações da Haleon viram um número elevado de papéis ficarem disponíveis no mercado. Isso porque a Pfizer realizou uma nova venda de sua participação na fabricante de costumer health. As informações são do ADVFN Brazil.

A farmacêutica disponibilizou 700 milhões de ações, montante que equivale a cerca de 7,7% do capital social da empresa britânica. Agora, a porcentagem do negócio nas mãos da companhia caiu de 15% para aproximadamente 7%.

Os joint bookrunners da operação são o BNP Paribas, HSBC, Mizuho Financial e UBS. Já JPMorgan Chase & Co e Morgan Stanley lideram as vendas. Segundo fontes do mercado, a demanda foi alta.

Venda de ações da Haleon é estratégia de desinvestimento

Criada em 2019 pela GSK e pela Pfizer, a Haleon se tornou independente em 2022. Um ano depois, a farmacêutica norte-americana começou um processo de desinvestimento que perdura até hoje. O laboratório britânico, por sua vez, cessou qualquer relação com a fabricante de costumer health em maio.


A venda faz parte da estratégia mais ampla da Pfizer de racionalizar suas operações e se concentrar em áreas de alto crescimento. Após a pandemia da Covid-19, a gigante farmacêutica enfrentou queda nas receitas com vendas de vacinas e medicamentos antivirais, o que forçou uma reavaliação de seu portfólio de ativos.

Vender uma parte de sua participação na Haleon permite que a Pfizer libere capital para investir em áreas terapêuticas emergentes, como oncologia, tecnologias de mRNA e doenças raras.

Para 2025, a Pfizer prevê uma receita de até R$ 390 bilhões. A projeção da farmacêutica é similar à do mercado. Os dados foram revelados pelo laboratório em dezembro.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/pfizer-nova-venda-de-acoes-da-haleon/

Compartilhe: