Redepharma mira assistência farmacêutica em 109 lojas

Rede planeja dobrar número de novas salas clínicas em relação a 2024

A Redepharma, uma das 15 maiores redes do grande varejo farmacêutico nacional, aposta na assistência farmacêutica como pilar para 2025. O objetivo é que 109 lojas contem com os serviços do programa Pharmaclínica.

Atualmente, 83 dos 98 PDVs da varejista já têm salas de orientação clínica, distribuídas pelos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. “As 26 novas unidades previstas para o próximo ano, o dobro das aberturas que efetivamos em 2024, já serão inauguradas com essa estrutura”, explica o diretor comercial Evandro Melo, em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico.

O rol de serviços mantidos pela rede contempla vacinação, aferição de pressão, exames rápidos, bioimpedância, aplicação de medicamentos injetáveis, colocação de brincos, acompanhamento farmacoterapêutico (consulta farmacêutica para o acompanhamento em tratamentos), consulta farmacêutica, eletrocardiograma e teleinterconsulta farmacêutica. Entre os exames de análises clínicas disponíveis estão os de Beta HcG (exame rápido de gravidez), dengue, hemoglobina glicada, PSA (exame rápido de antígeno específico da próstata), Covid/Influenza/VSR e perfil lipídico (exame de colesterol e triglicerídeos).

Em média, a Redepharma registra 6 mil atendimentos por mês. “O farmacêutico é o profissional de saúde mais acessível e qualificado para atender e orientar. Além disso, a farmácia é o estabelecimento de saúde mais acessado e bem distribuído do país. Com a assistência farmacêutica, conseguimos inserir a farmácia na jornada de saúde da população, desafogando o sistema público”, reforça a coordenadora farmacêutica Jéssica Souza.

Assistência farmacêutica na Redepharma ganhou fôlego na pandemia

De acordo com Jéssica, as iniciativas da Redepharma com foco na assistência farmacêutica ganharam fôlego na pandemia, com o advento dos exames rápidos de Covid-19. “A testagem durante os picos de contágio do novo coronavírus mostrou a competência do farmacêutico para essa atuação”, declara.

Foi somente após a criação da RDC 786 que a rede investiu de forma massiva na realização de exames clínicos. “A Anvisa divulgou a RDC 786 no fim de 2023. Então, durante 2024, consolidamos a realização desses exames em nossas unidades”, afirma.

Procura sobe 100% com campanha

No último mês de novembro, a Apsen anunciou, em parceria com a Abrafarma e a Clinicarx, a campanha FelizIdade. Por meio dela, a farmacêutica promoveu um mutirão com a meta de democratizar o acesso a exames de PSA nas redes de farmácias associadas à entidade. E a Redepharma destacou-se nessa iniciativa, ao aplicar 6% de todos os exames ofertados pelo laboratório “Tamanha participação, mesmo com apenas 83 lojas, mostra nossa força e compromisso com a população das cidades atendidas”, celebra Jéssica.

“Tradicionalmente o público +50 masculino não busca esse tipo de testagem. Por meio de nossos esforços em comunicação e uma equipe engajada, conseguimos romper essa barreira”, comemora Melo.

Importância da assistência farmacêutica ganhou a internet

E a importância do atendimento farmacêutico não se traduz apenas em números. No último mês de novembro, um caso ocorrido em João Pessoa (PB) acabou viralizando nas redes sociais. Uma paciente com desconforto na visão procurou uma farmacêutica da Redepharma para solicitar um colírio. A profissional, por sua vez, ofereceu-se para fazer alguns serviços, como a aferição da pressão.

Ao ministrar o exame, a farmacêutica detectou um quadro de pressão arterial elevada e aconselhou o encaminhamento imediato da paciente a um hospital, onde foi constatado o risco de infarto iminente. “A própria paciente publicou um relato em suas redes sociais, agradecendo nossa colaboradora”, finaliza a coordenadora.

REDEPHARMA

Fundação: 1983

Sede administrativa: Campina Grande (PB)

Capilaridade: 98 lojas em três estados – Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte

Operação de assistência farmacêutica: 83 salas nos três estados acima

Principais serviços clínicos: vacinação, aferição de pressão, bioimpedância, aplicação de medicamentos injetáveis, aplicação de brinco, acompanhamento farmacoterapêutico, consulta farmacêutica, eletrocardiograma, teleinterconsulta farmacêutica, PSA e Covid/Influenza/VSR Exames de análises clínicas: Beta HcG, dengue, hemoglobina glicada, HIV/sífilis e perfil lipídico.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/redepharma-assistencia-em-109-lojas/

Compartilhe: