Retorno do SNGPC: farmácias podem contar com a tecnologia para agilizar adequação e evitar prejuízos

Como a tecnologia do Linx Big Farma pode garantir integração eficiente com o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) e proteger sua farmácia de multas

Com a aproximação do prazo final para adequação ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), a tecnologia surge como aliada de farmácias e drogarias para manter informações atualizadas de forma automática e em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  

O SNGPC, que voltará a ser obrigatório nesse primeiro semestre de 2025, é responsável por monitorar a movimentação de medicamentos sujeitos a controle especial, como psicotrópicos ou anabolizantes. Com a nova medida, as farmácias precisam garantir que seus estoques, cadastros e sistemas estejam 100% adequados ao SNGPC para evitar penalidades, principalmente, com as fiscalizações mais intensas da Anvisa. 

A Linx, especialista em tecnologia para o varejo, oferece o Linx Big Farma, uma solução que ajuda as farmácias a integrar suas informações internas viabilizando a geração simplificada e ágil do SNGPC. O software também permite o controle de estoque com rastreabilidade por lote e validade, emissão de “Etiqueta de Produto Controlado”, geração de todos os relatórios de regularidade exigidos pelo órgão fiscalizador, possibilidade de mais usuários realizarem ajustes e manutenções no inventário — mas a geração e o envio desse arquivo continua a cargo do Responsável Técnico (RT) — além de um suporte técnico especializado para tirar dúvidas.

Segundo Bernardo Craveiro, diretor da vertical de farma da Linx, ao usar a tecnologia para automatizar o cadastro de informações no sistema, as farmácias evitam penalidades e ainda contam com ferramentas que possibilitam a gestão completa do negócio de forma rápida, segura e funcional, por meio de um dashboard intuitivo, que ajuda a vender mais e ganhar tempo para cuidar da saúde financeira do negócio.

“Além da integração das informações de forma automatizada com o SNGPC, o Linx Big Farma possibilita realizar a substituição de princípio ativo, o cálculo automatizado de curva ABC e demanda, o cadastro das condições comerciais, cotação online e incrementar uma cesta com produtos de alto valor agregado para transferir o pedido à farmácia mais próxima do destino, com a opção de entrega à domicílio. Vale ressaltar que o sistema permite utilizar indicadores de lucratividade para traçar estratégias inteligentes para aplicar melhorias no negócio. É uma ferramenta completa que vai ajudar a farmácia a manter as informações sempre atualizadas no SNGPC, mas também auxiliar a gestão para que o negócio continue crescendo”, afirma Craveiro.

Fonte: Assessoria de imprensa Linx

Compartilhe: