RM Farma chega a 1 mil lojas ancorada por solução de IA

Ritmo de crescimento da rede aumentou após lançamento de ferramenta

A RM Farma inaugurou a sua loja de número 1.000 no dia 28 de novembro, no centro da cidade de Januária (MG). Com essa marca histórica, a rede de farmácias independentes ingressa para o seleto grupo de empresas do setor com mais de 1 mil PDVs.

A varejista trabalha com o modelo de licenciamento de marcas, por meio de ferramentas voltadas à gestão, marketing e compras. Desde 2010, quando iniciou atuação, vem conquistando a adesão de drogarias independentes dispostas a converter bandeira e impulsionar o volume de negócios.

Um exemplo é o da licenciada Claudia Contart, proprietária de uma loja da bandeira Farma Popular no município de Franca, no interior paulista. Presente na rede desde 2021, a empresária e farmacêutica contabiliza mais de 30 anos de atuação no varejo farmacêutico e buscou a RM Farma com o objetivo de melhorar a precificação e tornar sua administração mais eficiente.

“Meu faturamento médio vem aumentando a cada ano com a adoção das ferramentas que auxiliam na recomendação de compra, na cotação de preços e na ampliação do mix”, ressalta.

RM Farma avança com adesão de licenciados à tecnologia

Atualmente com 1.010 unidades em todas as unidades da Federação, a rede também vem apresentando um ritmo de crescimento exponencial após o lançamento da ferramenta RM SaaS IA, que ocorreu por meio de uma live no YouTube no dia 18 de novembro. O evento contou com a adesão de mais de 1.600 participantes e, até o dia 5 de dezembro, já contabilizava mais de 2.600 visualizações.

“O número de licenciados aumentou 30% em 48 horas após a live. Mais do que um número, isso representa um compromisso com a inovação. O RM SaaS IA tem um poder transformador e já está mudando a maneira como farmácias independentes planejam e gerenciam seus negócios”, avalia Thiago Marques, CEO e fundador da RM Farma.

Durante o lançamento, a solução foi disponibilizada para todos os licenciados, que podem aproveitar essa época do ano para fazer o planejamento para 2025. “O dono da farmácia pode perguntar para o chat do RM SaaS IA qual a previsão de gastos que terá ao longo do ano e a tecnologia consegue identificar o custo operacional de cada despesa mês a mês, de acordo com o crescimento esperado”, ressalta Marques.

Segundo o executivo, o uso da inteligência artificial veio para simplificar e facilitar as rotinas operacionais do PDV. “Sem a IA, uma tarefa exigiria, em média, seis horas de execução, com a necessidade de pesquisar várias planilhas do Excel e diferentes sistemas. Agora são necessários menos de 30 minutos graças à centralização das demandas em uma só plataforma. O gestor ou profissional escalado para essa atividade ganha tempo para prestar um atendimento ao cliente ou orientar a equipe, deixando as funções de backoffice a cargo da tecnologia”, finaliza.

RM FARMA

Fundação: 2010

Sede administrativa: São Paulo (SP)

Capilaridade: 1.010 lojas nos 26 estados e no Distrito Federal Volume total de vendas: R$ 3 bilhões (meta para 2024)

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/rm-farma-chega-a-1-mil-lojas/

Compartilhe: