Marca do Grupo Eurofarma tangibiliza na nova ação os benefícios dos óleos essenciais das pastilhas; demanda cresceu mais de 40% nos últimos três meses
Adquirida em 2022 pelo Grupo Eurofarma, a marca Valda, popular por suas pastilhas, gomas e xaropes, fortaleceu a divisão de produtos que não precisam de prescrição médica (OTC) da companhia. Desde então, o desafio tem sido o de rejuvenescer a marca centenária, mas sem perder o valor construído com seus consumidores. Desta forma, com produção da agência D´OM Soluções Improváveis, após a realização de diversos estudos, apresenta a nova campanha que inicia a jornada de reposicionamento da marca.
Desenvolvida em formato de entretenimento, a campanha é intitulada “Sitcom Gargantas de Valda”, cujos personagens são três gargantas gigantes. Compostos por três episódios, os filmes de 15 e 30 segundos estarão nas emissoras de televisão abertas e nas telas de cinemas, além de vários outros vídeos para os meios digitais, com produção pela NoCandy e sonorizados pela Lucha Libre.
Mercado crescente
Segundo dados do IQVIA, de abril deste ano, a demanda da marca Valda cresceu 45% nos últimos três meses em comparação aos três meses anteriores. “Nossa expectativa é muito positiva com a nova campanha, considerando que se trata de uma sazonalidade quando aumenta o consumo desse tipo de produto”, pontua Donino Scherer Neto, diretor da unidade de negócios de OTC na Eurofarma. “Estamos muito otimistas com a nova campanha de Valda, que, além de iniciar o reposicionamento da marca, algo que já vem sendo feito por meio de outras ações internas na companhia, é também uma contribuição importante para o desafio comercial e de vendas que temos esse ano”, ressalta.
“Nossos estudos mostraram que deveríamos entreter o consumidor, criar uma conversa dentro do imaginário dele. Desta forma, escolhemos o formato de sitcom, porém diferente, em que os personagens são gargantas gigantes. Isso permite explorar o território do alívio à garganta – função primordial de Valda – sempre de forma única, proprietária e memorável”, comenta Filipe Cuvero, CCO da agência D’OM Soluções Improváveis.
Focada nas gomas de Valda, pois é o formato que tem destaque no inverno, esta é a primeira vez que a marca traz o termo V-Fresh, que tangibiliza para o consumidor os benefícios dos três óleos essenciais contidos na fórmula: timol, eucaliptol e mentol, que podem promover o alívio do desconforto na garganta, característico da marca e reconhecido pelos consumidores.
“Valda está passando por um movimento de reposicionamento, para modernizar a marca e se aproximar dos consumidores mais jovens. A campanha dá início a esse movimento, que terá outras iniciativas ao longo do ano”, finaliza Donino.
Inovação
A Eurofarma tem expandido fortemente seus negócios nos últimos anos e, desde 2021, reforça sua atuação no segmento de OTC com a criação da nova unidade de negócio, representada por medicamentos isentos de prescrição e suplementos alimentares. Em 2022, a companhia adquiriu todos os ativos do Laboratório Canonne, responsável, entre outros, pela centenária marca Valda.
Criadas na França, em 1902, e com chegada no Brasil em 1914, por meio de importadores independentes, as pastilhas Valda foram um dos primeiros produtos industrializados do gênero no mundo. Por conterem substâncias antissépticas, eram posicionadas para ajudar nos sintomas de doenças respiratórias. Por volta de 1936, as pastilhas Valda começaram a ser produzidas no Brasil. Reconhecida e com grande recall de marca, a marca continua consolidada no mercado com diversificação de produtos e ampliação de portfólio.
Atualmente, a linha é composta por 30 produtos, que podem ser encontrados em farmácias e drogarias de todo o Brasil.
VALDA (Grupo Eurofarma)
Diretor Unidade de Negócios OTC: Donino Scherer Neto
Gerente de Marketing: Diego Tognonato
Gerentes de Produto: Joyce Tsukuda e Aline Battiato
Fonte: assessoria de imprensa da Eurofarma (G&A Relações Públicas)