Tíquete médio avançou 10,5%, o que foi determinante para o crescimento do faturamento do segmento no período
O varejo farmacêutico encerrou o mês de dezembro de 2025 com um crescimento de 7,7% no faturamento, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são da Rock Encantech que analisou 2,1 milhões de transações de vendas. “O mix de produtos mais diversificado, especialmente nas categorias de perfumaria e dermocosméticos, itens com forte apelo para presenteáveis, contribuiu de forma relevante para o desempenho positivo do segmento de farmácias em dezembro”, aponta o VP de Inteligência e Mercado da Rock Encantech, Fernando Gibotti.
Apesar da queda na quantidade de compras, o aumento no volume de itens por compra, aliado ao crescimento do preço médio, impulsionou transações de maior valor. Esse movimento resultou em avanço de 10,5% no ticket médio, fator determinante para o crescimento do faturamento do segmento no período.
Fidelização
Mais uma vez, em um contexto sazonal, o shopper demonstrou maior propensão a buscar e aproveitar boas oportunidades de preço e benefícios. O desempenho dos clientes fidelizados, superior ao cenário geral, reforça a relevância do engajamento por meio de um sistema integrado de inteligência de mercado, dados de consumo e comunicação assertiva apoiada por soluções tecnológicas.
Clientes fidelizados apresentaram crescimento de 11,9% no faturamento, com variação de preço médio mais moderada que a do cenário geral, reflexo de ofertas mais atrativas, enquanto o avanço do faturamento foi sustentado principalmente pelo aumento do volume de compras e da base de clientes.
Tendências
Segundo Gibotti, após o pico de autoconsumo observado em dezembro e diante das despesas adicionais tradicionais de janeiro, como impostos e matrículas escolares, o primeiro mês do ano tende a apresentar um ambiente menos favorável para o varejo.
“O verão, aliado às férias escolares, estimula viagens para destinos como praias, cidades ribeirinhas e parques aquáticos, criando oportunidades para categorias como protetores solares, hidratantes, itens de higiene pessoal, repelentes, além de produtos de primeiros socorros e analgésicos leves”, completa.
Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/varejo-farmaceutico-cresce-77-em-dezembro/
Foto: Shutterstock
