Vitamedic investe R$ 100 milhões em nova fábrica

A nova fábrica nasce para atender o ecossistema de suplementos e vitaminas da indústria

A Vitamedic, indústria farmacêutica do Grupo José Alves, está iniciando as atividades da sua nova fábrica de suplementos e vitaminas em Anápolis (GO). A unidade entrará em fase pré-operacional e acelerará a rampa de produção em um processo gradativo ao longo dos próximos meses, até atingir plena capacidade.

O ciclo de investimentos soma R$ 100 milhões, com R$ 70 milhões direcionados à nova planta — R$ 35 milhões em obras, máquinas, equipamentos e utilidades (sem incluir terreno), R$ 25 milhões para lançamentos e internalização de aproximadamente 200 SKUs entre 2025 e 2026 e R$ 10 milhões em marketing e trade — além de R$ 30 milhões na planta de efervescentes (R$ 15 milhões em Capex, R$ 10 milhões em P&D e R$ 5 milhões em marketing), inaugurada em outubro de 2023.

Ecossistema de suplementos

A nova fábrica nasce para atender o ecossistema de suplementos e vitaminas da Vitamedic. A principal marca é a TrustFuel, lançada em 2023 e voltada para consumidores de alta renda como frente de inovação e leitura de mercado, e também novas bandeiras, incluindo linhas de combate que serão desenvolvidas à medida que a escala industrial amadurecer.

“Passamos os últimos anos aprendendo com o mercado — testando formatos, validando canais, entendendo padrões de consumo e fortalecendo marca. Agora que dominamos esse repertório, a decisão da Vitamedic foi verticalizar para transformar velocidade em vantagem competitiva, qualidade em confiança e eficiência em crescimento sustentável”, afirma João Ricardo Alves, diretor do Grupo José Alves.

Produção própria

Segundo o executivo, a produção própria reduz camadas na cadeia, padroniza formulações e reforça a governança regulatória: “Produção interna significa previsibilidade de fornecimento, estabilidade sensorial e controle rigoroso — exatamente o que consumidor e nossos parceiros do varejo esperam”. A expectativa é que, quando estiver em plena produção, a nova fábrica contribua com o aumento de 1/3 do faturamento anual da Vitamedic.

Instalada ao lado do complexo farmacêutico da companhia em Anápolis, a nova unidade foi concebida com padrão de qualidade farmacêutica, controles de estabilidade e rastreabilidade ponta a ponta.

Plano industrial

O plano industrial prevê operação 24/7 no fim de 2026 ou início de 2027, com a fábrica escalando gradualmente durante toda a rampa até atingir a capacidade de 1,5 milhão de unidades comerciais por mês. A Vitamedic irá produzir na nova planta uma série de formatos de alta adesão — gummies sem açúcar, pós/solúveis, géis comestíveis, capsulas, sachês, sticks, entre outros.

Barrinhas e bebidas — por ora — seguem terceirizadas, pela ausência de volume suficiente para internalização; a migração ocorrerá quando a demanda justificar a escala.

Esse desenho preserva o foco do projeto: capturar ganhos de margem via verticalização (estimativa de +15 a 20 pontos percentuais no EBITDA), compra direta de insumos e redução de riscos e variabilidade de terceiros, mantendo a velocidade de pesquisa e desenvolvimento típica de suplementos — bem mais rápida que medicamentos, que costumam levar pelo menos 5 anos por conta de questões regulatórias, mesmo com parque fabril pronto.

A nova unidade está em processo de certificação no FDA, agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos, e irá passar pela avaliação dos comitês de diversas modalidades esportivas para atestar que nenhum produto fabricado contém matérias-primas consideradas doping.

Mercado em expansão

O movimento da Vitamedic ocorre em um mercado em expansão e mais exigente. O Brasil figura entre os maiores consumidores globais de
suplementos, com crescimento anual consistente e alta penetração domiciliar; ao mesmo tempo, a ANVISA vem elevando a régua de controle — como nas atualizações de listas de ingredientes, exigências de testes de estabilidade e rastreabilidade.

A inauguração da fábrica de suplementos marca a transição da companhia para um ciclo de inovação com produção própria, mantendo a TrustFuel como vitrine premium e abrindo caminho para novas marcas — inclusive de combate — sob o mesmo guarda-chuva industrial.

Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/vitamedic-investe-r-100-milhoes-em-nova-fabrica/

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