

Eu tenho uma frase que costumo repetir com meus clientes em discussões e reuniões: “A transformação digital é muito mais sobre pessoas do que sobre tecnologia.” Uso essa frase para destacar dois aspectos importantes relacionados às jornadas de transformação digital:
- O fator humano é imprescindível quando você quer trabalhar temas como melhoria de processos e automação através de sistemas e novas tecnologias, seja porque de profissionais preparados para trabalhar a transformação, seja porque você precisa tratar a questão da resistência à mudança;
- A jornada de transformação digital envolve muitas perspectivas e a tecnologia é apenas uma delas. Além do fator humano já citado, é necessário considerar aspectos como estratégia de negócios da empresa, a experiência do cliente, a análise de dados (que é alicerce para a inteligência artificial), aspectos de segurança e privacidade, além da tecnologia.
Fato importante, que pode parecer óbvio, mas não é: a estratégia de transformação digital é única para cada empresa – os objetivos e caminhos desenhados para uma organização podem (e devem) ser diferentes da sua. Sua empresa é única e sua visão, suas ambições, posicionamento e ponto de partida onde você se encontra diferem de quaisquer outras empresas no mercado.
Diferentes abordagens para a transformação digital
Uma abordagem possível para desenhar sua jornada é destrinchar sua estratégia digital nas diversas perspectivas, avaliando onde está e aonde quer chegar em cada tema. É importante fazer autorreflexões para responder a perguntas como:
- Já temos uma estratégia digital definida atualmente? Queremos ser uma empresa inovadora e digital ou seguir e utilizar tecnologias mais comprovadas? Sabemos como a tecnologia pode ajudar a melhorar nossos negócios?
- Hoje já conseguimos enxergar o cliente como um só? Como queremos evoluir nesse aspecto, integrando os sistemas e bases de dados e enxergando-o como um só? Temos as informações para podermos usar IA ou nossos alicerces de dados ainda estão frágeis?
- Nós investimos e queremos investir na capacitação de nossos profissionais para a transformação digital? Temos e queremos ter especialistas nas novas tecnologias digitais?
- Temos trabalhado com nossas equipes aspectos de cultura e comunicação para mitigar a resistência à mudança para a doção de novos processos e sistemas?
Essas e outras reflexões nas diversas perspectivas que compõem a transformação digital permitem ter uma melhor compreensão de onde está a empresa hoje, aonde queremos chegar e as ações necessárias em cada aspecto. Ao fazer esse exercício podemos desenhar a estratégia digital abordando-a não só como um tema tecnológico, mas como uma estratégia de negócios da empresa.
Boa jornada!!!
Artigo escrito pelo sócio fundador da BTSI – Business & Tecnology Solution & Implementation, Yassuki Takano.
SERVIÇO: ABRADILAN CONEXÃO FARMA 2026
Tema da palestra: Melhores práticas e desafios da jornada de transformação digital
Palestrante: sócio fundador da BTSI – Business & Tecnology Solution & Implementation, Yassuki Takano
Arena: Conecta Farma
Data: 10/03/2026
Horário: 14h30 às 15h00
Local: Expo Center Norte. Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP.
Mais informações: abradilan.com.br
Leia também
Abradilan Conexão Farma 2026: o chamado para transformar o varejo farma
