Treinamento visa a profissionalização de empresários do ramo farmacêutico em paralelo ao Conexão Farma
Março 2024 – O Abradilan Learning é uma iniciativa de treinamento da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), que acontece em paralelo ao Conexão Farma, maior evento do segmento farmacêutico do País. Trata-se de uma imersão de oito horas, em duas manhãs, quatro horas por dia, com conteúdo que impulsiona o desenvolvimento dos negócios do canal farma. Neste ano, foram ministrados dois cursos, sendo eles:
Performa – Desenvolvendo Processos para Donos de Farmácia Alcançarem a Liberdade no Crescimento, da Desenvolva Consultoria e Treinamento. Sob o comando do CEO da Desenvolva, Marcelo Cristian Ribeiro, a grande proposta foi de oferecer processos comprovados para impulsionar o crescimento do negócio, mas também libertar os gestores de serem o epicentro de todas as decisões, transformando a farmácia e um negócio auto sustentável e próspero.
“Os participantes puderam aprender sobre visão estratégica; utilizar dados como ferramenta para decisões embasadas, além de uma compreensão profunda dos números que impulsionam o negócio; criação de processos sólidos para o crescimento sustentável; capacitação de times autônomos; impacto da cultura organizacional; além da resolução de problemas.
“A Abradilan se consagra, cada vez mais, com o propósito de promover um evento que vai entregar conteúdo relevante. Quando recebi o convite, pensamos logo na oportunidade falar sobre lucro, liberdade e processos. As farmácias precisam de processos e para ela prosperar, não pode depender tanto do dono.”
O curso da Desenvolva liderou algumas atividades práticas, como o hot seat, onde cada empresário pode se sentar com outros para a apresentação de desafios particulares e juntos, trabalham para encontrar uma solução.
“Foi um ambiente de transformação. Por que eu falo de ambiente? Porque o ambiente tem pessoas, as pessoas têm ideias, as ideias geram ações e ações trazem resultados”, pontuou Ribeiro.
O segundo curso foi: O Verdadeiro Caminho para Implantar a Precificação Inteligente e Personalizada, que Blinda o Lucro e Aumenta o Faturamento da Farmácia, sob o comando do CEO do Instituto Bulla, Cadri Awad.
Nele, os participantes puderam passar por pontos como: o passo a passo para implantar a precificação inteligente com foco em resultados financeiros que refletem na conta bancária da farmácia (precificação ao vivo); o fim da precificação genérica e o novo ciclo do varejo farmacêutico brasileiro; como enfrentar a concorrência em alto nível blindando e aumentando o lucro da farmácia; como diversificar o sortimento de produtos para aumentar o lucro da farmácia; a importância do cadastro de produtos para obter a melhor performance e remunerar corretamente os vendedores da farmácia; pare de cobrir oferta e coloque a concorrência para correr atrás.
“Projetos como o Abradilan Learning nos permite levar o conhecimento e metodologia de gestão que desenvolvemos a um número ainda maior de empresários e gestores. A ‘pegada’ do Bulla está em cursos de maior carga horária e aprofundamento do conteúdo e o Abradilan Learning foi criado exatamente com este propósito. Levar a empresários de farmácias conteúdo prático e detalhado sobre gestão. Poder fazer isso dentro do Conexão Farma é muito interessante porque é um evento de tamanha magnitude, que possibilita uma aproximação ainda maior do público, e ao mesmo tempo, estabelece parcerias e sinergias com outras empresas do mercado farmacêutico. Sem falar que o Conexão Farma já virou ponto de encontro tradicional com nossos clientes.”
Este é terceiro ano que o Bulla está à frente do Learning, e é possível ver algumas evoluções, como: a consolidação do formato de capacitação e oportunidade de abordar assuntos que sejam de interesse da tríade laboratórios, fabricantes e farmácias; implementação da direção estratégica para os participantes do Learning que é uma reunião personalizada com consultores para análise dos indicadores financeiros da farmácia; demonstrações práticas de ações envolvendo o tema do curso, com o objetivo de deixar muito bem claro para os participantes o diferencial de um treinamento prático de maior carga horária e de uma palestra.
De acordo com Awad, a maior carência ainda está ligada as dificuldades de profissionalização da gestão das empresas. Ausência de controle financeiro, desconhecimento das regras tributárias que levam muitas empresas a pagarem impostos errados, ausência de precificação estratégica, gestão do estoque com altos níveis de perdas, rupturas e mix de produtos apropriado, problemas com gestão de pessoas (liderança, contratação e treinamento), defasagem em relação ao marketing (redes sociais, canais digitais e divulgação de ações). “O Abradilan Learning é uma grande ferramenta para que empresários e gestores possam buscar a profissionalização de seus negócios e aumentar a lucratividade da empresa”, diz.
Awad destaca ainda que conhecimento é o maior poder que alguém pode deter para crescer e alcançar seus objetivos em qualquer mercado. Em segundo lugar porque ele mudar constantemente, o que era verdade ontem, pode não ser mais hoje e por último, porque a cada dia novas técnicas, novas ferramentas e tendências ocupam espaço neste mercado. “Estamos vivendo uma das transformações mais contundentes e significativas dos últimos anos e quem não se atualizar vai sair do mercado.”
SOBRE A ABRADILAN
Constituída em 1998, a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) é formada por empresas distribuidoras de medicamentos, produtos para a saúde, artigos de higiene pessoal e cosméticos no mercado. Com cerca de 160 empresas associadas, tem como missão contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado e de seus membros, promovendo a melhoria contínua e eficaz de seus serviços.
_______________________________________________________________
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ABRADILAN
Lígia Favoretto
ligia@ligiafavoretto.com.br – Tel. (11) 99150-2552