Habilidades em comunicação: como facilitar o contato com o paciente?

Uma postura aberta, com contato visual é uma das habilidades de comunicação mais importantes

A Lei 13.021/2014 determina que a farmácia seja uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva. Para que as fases deste processo possam ocorrer é preciso se iniciar com a disponibilização da escuta ativa dos pacientes.

No fluxo de ações necessárias para o processo atendimento ao usuário de medicamento precisamos estabelecer quatro etapas em relação a habilidades em comunicação: escuta, empatia, comunicação não verbal e comunicação verbal, porque todas essas etapas irão traduzir as necessidades do paciente e, essa leitura, é um recurso muito valioso que nos ajudará a compor o plano terapêutico a ser seguido no cuidado farmacêutico.

O cuidado implica ajudar os outros, tentar promover o seu bem-estar e evitar que sofram de algum mal. Precisamos considerar a importância da comunicação, também, em relação à habilidade do farmacêutico em atuação nas equipes multidisciplinares, ou mesmo com outros profissionais, em como estabelecer um diálogo objetivando a melhoria de qualidade de vida do paciente.

Portanto, a comunicação faz parte de nossas atividades rotineiras e, para se conseguir bons resultados, é necessário desenvolver algumas técnicas que se inicia com a escuta ativa e a não verbal, quer seja do paciente, família, cuidador, profissionais da saúde, etc.

Uma postura aberta, com contato visual é uma das habilidades de comunicação mais importantes porque começa-se a estabelecer o vínculo da confiança mutua entre profissional e paciente.

A empatia pode ter seu início com essa abertura do profissional para que o paciente se sinta à vontade de trazer suas questões íntimas para serem discutidas e entendidas por ambos e, esse contato, deve ser realizado de forma clara, precisa, direta e em linguagem que o paciente possa entender (por essa razão a empatia é tão importante na comunicação). Todos nós, pacientes ou não, gostamos de sentir nossa importância como seres humanos em qualquer atendimento. Portanto, ser bem recebido com sorriso e uma expressão de boas-vindas já é o suficiente para a quebra de barreiras que, normalmente, todos nós estabelecemos quando temos que enfrentar uma situação desconhecida, ainda mais, considerando em situação de fragilidade como é o caso de estarmos com algum agravo à saúde, o que nos deixa mais vulneráveis às emoções.

As pessoas estarão mais abertas a comunicar com você quando sentem que você as respeita e as valoriza e começam então a estabelecer um vínculo de confiança que deverá ser mantido a partir do primeiro contato.

Portanto, a comunicação em qualquer nível requer ética, respeito, empatia, conhecimento na área da atuação e a confiança do paciente de que está sendo cuidado.

Artigo escrito pela farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP, Maria Aparecida Nicoletti, com exclusividade para o portal Guia da Farmácia.


Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/habilidades-em-comunicacao-como-facilitar-o-contato-com-o-paciente/

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