Analistas apontam até 1,5% de perda nas vendas, mas fabricante fala em número menor
O recall de fórmulas infantis convocado pela Nestlé pode gerar impactos financeiros tão significativos quanto os reputacionais. Segundo analistas do Jefferies, a fabricante pode perder até US$ 1,5 bilhão (aproximadamente R$ 8 bilhões) em vendas. As informações são do Financial Times.
Há uma semana, a companhia anunciou o recolhimento de lotes de suas marcas NAN, BEBA, Guigoz, SMA e Alfamino internacionalmente. Posteriormente, a medida foi estendida ao Brasil com os selos Nestogeno, Nan Supreme, Nanlac Supreme, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. O motivo foi a possível contaminação com cereulida, toxina capaz de causar náuseas e vômitos. Ao todo, 46 países foram afetados.
De acordo com os analistas da Jefferies, 1,3% das vendas globais da companhia poderiam ser impactadas, estimativa alinhada à do analista Warren Ackerman, do Barclays, que aponta um risco total entre 0,8% e 1,5% das vendas. A Nestlé, por sua vez, afirma que o recall representa “significativamente menos de 0,5%”.
Com recall de fórmulas infantis, ano começa difícil para CEO da Nestlé
O CEO da Nestlé, Philipp Navratil, começou 2026 com a missão de reconstruir a confiança dos investidores na fabricante. O recall global, no entanto, foi um desafio inesperado que já provocou queda de 4,6% nas ações da companhia no ano.
O executivo tem tido uma trajetória difícil no comando da empresa. Promovido em setembro após a demissão de Laurent Freixe em razão de um “relacionamento romântico não divulgado” com uma subordinada, o profissional busca retomar o crescimento e reduzir a dívida. Nos próximos dois anos, a fabricante deve eliminar até 16 mil postos de trabalho.
Anvisa proibiu venda dos produtos
A Anvisa proibiu a venda e distribuição de lotes de fórmulas infantis da Nestlé. A decisão, divulgada no Diário Oficial da União na Resolução nº 32/2026, ocorreu na esteira do recall global convocado pela fabricante. De acordo com a agência, a medida tem caráter preventivo.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/recall-de-formulas-infantis-pode-custar-us-15-bi-a-nestle/
