Abradilan participou do Painel Os Caminhos do Futuro para o Canal Farma no evento Imersão Contabiliza Pharma

O evento aconteceu no último dia 22 de agosto de 2024, no Centro de Eventos Recife, e fez história, mais uma vez, com os melhores palestrantes do canal farma, cerca de 600 pessoas e efetivação de negócios

O evento Imersão Contabiliza Pharma aconteceu no último dia 22 de agosto de 2024, no Centro de Eventos Recife, da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), e foi, mais uma vez, um verdadeiro sucesso, com o propósito de gerar conhecimento, inovação e crescimento para o segmento farmacêutico. Agora, em sua segunda edição, reuniu cerca de 600 participantes e mais de oito horas de conteúdo exclusivo e parceiros que apresentaram seus produtos e serviços na área da exposição, dentro da Feira de Negócios. A pesquisa de satisfação revelou um NPS de 9,6.

A G1 Distribuidora foi a patrocinadora oficial do evento, que teve também como apoiadores a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), o Guia da Farmácia, a FPS, a IUNGO, a ATESEG e a MYSEER.

O evento começou pela manhã com Cadri Awad, diretor de cursos e marketing do Instituto Bulla, com a palestra: Precificação inteligente, estratégica e personalizada – a linha tênue entre quebrar e prosperar com a farmácia.

Em sua apresentação, Awad disse que a farmácia pode ter diversas ações, mas se essas ações não estiverem alinhadas com a precificação, nada funciona.

“Qual o objetivo da precificação? Não é só garantir lucro, é garantir competitividade”, afirmou. Segundo ele, a farmácia já nasce sendo competitiva, sobretudo porque não adianta ter lucro e não ser competitivo na região em que a loja está localizada.

O especialista destacou ainda que pequenas farmácias dão mais trabalho do que as grandes redes. “É mil vezes melhor concorrer com quem sabe fazer conta, do que com quem não sabe. Precificar é como um jogo de xadrez, ganha quem tiver a melhor estratégia”.

Para ter lucro, ele gosta muito de usar três variáveis de grande impacto: Despesa, Descontos e CMV (Custo da Mercadoria Vendida); o famoso DDC. “Seu lucro é meramente proporcional ao DDC”.

Dando sequência ao evento, chegou a vez de Jauri Siqueira, head de serviços de saúde e novos negócios na Clinicarx e Interplayers. Pela primeira vez no evento, Siqueira agradou demais ao público com a apresentação da palestra Serviços de Saúde em Farmácia – como gerar resultados e revolucionar seu papel no mercado local.

Ele ressaltou como a farmácia tem se tornado muito mais próxima da população e é muito mais conveniente do que um consultório médico, por exemplo. “O mercado de serviços de saúde acelerou e deixou de ser uma tendência, virou uma realidade, o que não é bom só para a farmácia, mas para todo o sistema de saúde.”

Siqueira fez ainda uma comparação de que quando um paciente vai para um hospital, o custo para aquele hospital é de, aproximadamente, R$ 700,00; para a farmácia, sairia em torno de R$ 100,00 a R$ 200,00 e que 85% dos problemas de saúde da população poderiam ser resolvidos na farmácia. “Os serviços clínicos são uma nova ‘gôndola’ da farmácia, que pode estar preenchida ou não. A oportunidade está aí”.

Marcelo Cristian também teve seu espaço e fez uma palestra muito especial: Lucro X Liberdade: Como fazer a farmácia crescer e não apenas funcionar.

Ele foi enfático ao dizer que os processos fazem com que a farmácia tenha lucro e o dono, liberdade, em pouco tempo. “A implementação de processos é fundamental, pois o gerente para de se preocupar com as funções ordinárias, que processos e tecnologia deveriam resolver. As regras do jogo precisam ser combinadas antes e acompanhadas.”

A cabeça do dono determina a cultura da empresa. Segundo Marcelo, o processo transforma pessoas medíocres, dando a elas a possibilidades de resultados extraordinários. As pessoas são formadas e cumprem o que está descrito.

No período da tarde, o evento contou ainda com a presença de Sérgio Samuel, sócio na Farmácia Socfarm São José, criador do método de compras FarmStok. Ele apresentou a palestra: Nem deixar faltar, nem se endividar, é só saber comprar.

Durante sua fala, o especialista mostrou como saiu de uma situação em que tinha fama de “careiro”, sem nenhuma experiência com compras de medicamentos, sem protocolos estabelecidos, sem fornecedores que não respondiam pesquisas e que favoreciam o concorrente; para uma farmácia de sucesso. “Nós construímos uma base de fornecedores, tratando bem os representantes, sabendo dizer não, pagando em dia, resolvendo problemas da melhor forma e aproveitando oportunidades. Nos tronamos caçadores de oportunidades e tudo isso com conceitos básicos de compras, como o estoque mínimo.”

Neste ano, o evento Imersão Contabiliza Pharma teve uma grande novidade, o Painel Os caminhos do futuro para o canal farma, com: Vinícius Dall’Ovo, diretor executivo da Abradilan; Victória Nascimento, gerente de expansão na Farmarcas; Régis Rodero, diretor comercial da Metalfarma; Martin Henkel, CEO da SeniorLab; Eduardo Mangione, CEO da ePharma.

O objetivo era de que os participantes pudessem sair com insights valiosos para aplicar em seus negócios. Para isso, a Contabiliza Pharma teve o cuidado de olhar para as principais tendências e em toda a movimentação do segmento, selecionando temas de grande impacto, com o devido cuidado e atenção que cada um deles requer, como potencial dos genéricos, envelhecimento da população, PBM, processo de compra e venda, farmácia humanizada, digitalização e outros.

Isabella Luna, uma das CEOs da Contabiliza Pharma, ela apresentou a palestra: Crescimento sustentável – maximizando Ganhos através do planejamento tributário estratégico.

Ela explicou que o planejamento tributário estratégico e preventivo nada é mais é do que montar uma estratégia, pensando no presente e desenhando um futuro, mapeando as tendências de mercado e o que está por vir, principalmente quando se tem uma Reforma Tributária acontecendo, ela já é uma realidade. “Ela passou 40 anos até ser aprovada; iniciando um período de transição que vai de 2024, até 2032, sendo que em 2033 estará totalmente estabelecida.’

Com a Reforma Tributária, o PIS e COFINS serão substituídos pelo CBS, que é a Contribuição sobre Bens e Serviços. O ICMS e o ISS vão ser substituídos pelo IBS, isso forma-se o IVA Dual e o IS, que é o Imposto Seletivo.

Para que tudo isso funcione na prática, o cadastro de produtos precisa estar organizado. “Esse é o momento para que as farmácias sejam resilientes, para se adequar às mudanças, identificando, nesses 17 meses que estão por vir, o que é possível melhorar.

Logo em seguida, uma das palestras mais aguardadas: Jornada da experiência do cliente – os passos definitivos para transformar seus resultados e decolar suas vendas, com a fundadora da UNI-CX | Universidade da Experiência do Cliente, Daniela Augusta.

“É possível investir em estratégias simples, práticas e financeiramente viáveis que são extremamente poderosas para que eles se diferenciem da concorrência, fidelizem seus clientes e aumentem suas vendas. O maior diferencial estratégico de empresas que querem crescer em resultados e engajamento dos clientes.”

E fechando com chave de ouro, Edison Tamascia, apresentou um panorama sobre o mercado farmacêutico brasileiro e os diferenciais do modelo do associativismo.

Ele afirma que no Brasil, quem tem farmácia, tem um comércio e ponto. “Venda de medicamento no Brasil é um comércio. Hoje nós temos 92 mil farmácias segmentadas, com características competitivas diferentes, todas elas com objetivo de participar dos R$ 205 bilhões que compõem o mercado farma nacional. Quando a gente olha a economia como um todo, o PIB, nós ocupamos a nona posição mundial; quando olhamos para o mercado farmacêutico, somos o sexto maior mercado.”

Nos últimos cinco anos, nota-se que o associativismo é o modelo que mais cresce (74%), a Farmarcas (160%) e a Abrafarma (64%). O associativismo está disponível para todos.

Tamascia pontuou: “Preço é algo fácil de copiar, mas se todo mundo aplica o mesmo preço, ninguém ganha dinheiro. Ganhar pelo preço, foi um modelo que funcionou, mas não funciona mais, hoje há a oferta de serviços, o diferencial está no modelo de relacionamento digitalizado. As farmácias estão saindo do transacional e indo para o relacional.”

O evento contou ainda com a apresentação de um cordel, de Toinho Mendes, que enalteceu a arte e a cultura nordestinas. Com muito carinho e sensibilidade, contou a história da Contabiliza Pharma e emocionou todos os participantes.

Em 2025, acontecerá a terceira edição do evento. Em breve, a data será anunciada.

Fonte: assessoria de imprensa (Lígia Favoretto Comunicação & Assessoria)

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