Em menos de cinco meses, entidade que representa farmácias independentes recebe o apoio de 30 indústrias

Empresas como Aché, Cimed, EMS, Merck e Neo Química se associaram à Fecofar, federação que nasceu para fazer frente às grandes redes

Criada no final de 2023 para fazer frente à RD Saúde (Raia Drogasil), ao Grupo DPSP (fusão da Drogaria São Paulo e Pacheco), e Pague Menos, entre outras, a Fecofar, federação criada por sete redes de farmácias que atuam no modelo de associativismo e franquias, já conquistou o apoio de algumas das principais indústrias farmacêuticas e de bens de consumo nacionais e internacionais. Em menos de cinco meses, 30 empresas se tornaram sócias cooperadoras da entidade, entre elas Aché, Biolab, Cimed, Danone, EMS, Hypera Pharma, Merck, Minancora, Neo Química, Grupo Boticário, Teuto e Torrent.

A Fecofar nasceu com a missão de representar e fortalecer as redes associadas perante os fornecedores e demais entidades relevantes do mercado, além do governo. “Vamos trabalhar para fortalecer as sete redes, e as sete redes vão trabalhar para fortalecer a Fecofar”, declara Willians Robles, profissional com mais de 20 anos de atuação no segmento farmacêutico e que recentemente assumiu a cadeira de administrador executivo da federação. “A gente não trabalha mais na individualidade, mas na coletividade, com o objetivo de entregar aquilo que combinarmos com os nossos parceiros estratégicos”, afirma.

Muito além de descontos e prazos – variáveis sempre presentes e relevantes nas negociações entre os dois elos da cadeia – a entidade quer que as indústrias ofereçam às farmácias associadas oportunidades de aprimoramento, atualizações e acesso a ferramentas tecnológicas que muitas vezes só estão disponíveis para grandes redes.

Para tornar o processo de colaboração mais próximo e efetivo, a Fecofar inaugurou nesta semana sua sede na Vila Olímpia, na capital paulista, região que reúne as sedes de várias empresas do setor farmacêutico. Com o objetivo de ser a “casa da indústria farmacêutica” em São Paulo, o escritório dispõe de 535 metros quadrados e conta com espaços que serão disponibilizados a profissionais do setor e parceiros de negócios das redes que compõem a federação.

Integram a entidade as empresas Drogarias Max (Rio de Janeiro/RJ), Farmácias São Rafael (Chapecó/SC), Farmais (São Paulo/SP), Grupo AMR (Varginha/MG), Grupo Redemed (Recife/PE), Masterfarma (Criciúma/SC) e Rede Multidrogas (São José do Rio Preto/SP). Juntas, as marcas mantêm mais de 3,2 mil lojas em 24 estados, com presença em 1.261 municípios e um faturamento anual de R$ 5,6 bilhões. No total, as unidades empregam cerca de 16 mil funcionários diretos.

Fonte: assessoria de imprensa da Fecofar (Economídia)

Compartilhe: