As 68 redes de farmácias associativistas da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) movimentaram o valor recorde de R$ 31,10 bilhões nos últimos 12 meses até fevereiro de 2024.
A participação de mercado no varejo farmacêutico também vem avançando rapidamente nos últimos cinco anos. De 12,3% de share em 2020, a entidade já detém representatividade de 15,4% neste ano, segundo a IQVIA.
Aumento de participação da Febrafar de acordo com IQVIA
Os dados foram apresentados no jantar anual comemorativo da entidade, realizado no último dia 08 de abril, no Espaço Unimed, em São Paulo (SP). O evento mobilizou 1.556 convidados, entre executivos do varejo, da indústria e do atacado, além de líderes e representantes das principais entidades setoriais do País, como Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad), Conselho Regional de Farmácia (CRF) e Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).
Com 15.329 farmácias, a entidade registrou crescimento de 16,6% em número de lojas, o que a credencia como o agrupamento com maior capilaridade de pontos de venda (PDVs) no Brasil. As lojas estão presentes em 26 estados e no Distrito Federal, em mais de 3.500 municípios.
A Febrafar também homologou a entrada de duas novas associadas neste ano: a DrogaShop, de Goiânia (GO), que contabiliza 80 PDVs; e a Rede Brava, de Pato Branco (PR), com 56 unidades. “Isso demonstra a força desse modelo, que proporciona às redes o acesso a condições comerciais mais competitivas e à troca de conhecimentos, algo que não seria possível se elas atuassem sozinhas”, comemora o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.
Os motores de crescimento das farmácias associativistas
Entre as várias ferramentas tecnológicas que dão suporte às rotinas e à gestão das farmácias associativistas, Tamascia relembrou que o ACODE (Acompanhamento Corporativo de Demanda) foi um dos primeiros processos de digitalização e captura de dados dos clientes. Trata-se de uma solução que integra informações entre as farmácias e as redes, permitindo uma análise segura do desempenho no varejo associativista.
Já o PEC (Programa de Estratégias Competitivas) traz números superlativos que o habilitam como principal ferramenta de digitalização das farmácias. Nos últimos 12 meses até fevereiro, a plataforma contabilizou R$ 2,2 bilhões de venda bruta, 24,5 milhões de transações, 1,2 milhão de novos clientes e 53 milhões de consumidores cadastrados.
“Entender o comportamento do consumidor é uma vantagem crucial da digitalização. Conhecendo os hábitos dos clientes, é possível ajustar estratégias, personalizar ofertas e ampliar o nível de fidelização”, ressalta Tamascia.
O executivo acrescenta que a Febrafar, ao longo de 24 anos, vem desenvolvendo soluções inovadoras para otimizar administração, garantir compras assertivas e impulsionar as vendas. “A automação de processos internos favorece ganhos de qualidade e transforma a experiência do na loja”, finaliza.
Febrafar em números
- Fundação: fevereiro de 2000
- Capilaridade: 15.329 farmácias em mais de 3.500 municípios de todas as unidades da Federação
- Faturamento: R$ 31,10 bilhões
- Share no varejo farmacêutico: 15,4%
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/farmacias-associativistas-fatura-31-bi/