Iniciativa faz parte da política de ESG da indústria farmacêutica
Alinhado aos princípios de governança ambiental, social e corporativa (ESG), o Teuto é a primeira indústria farmacêutica brasileira a utilizar, em suas embalagens, o papel cartão Vitacycle.
Há 75 anos a companhia é referência para o mercado nacional e internacional, investindo continuamente em pessoas, inovação, ciência e tecnologia.Produzido pela Papirus, uma das maiores fabricantes de papel cartão do País, o Vitacycle conta com 30% de fibras pós-consumo – provenientes da coleta de embalagens usadas e descartadas pelos consumidores.
Por empregar fibras recicladas pós-consumo, o Laboratório Teuto adquiriu o direito de utilizar créditos de reciclagem que atestam a sustentabilidade da produção das embalagens e sua respectiva logística reversa.
O projeto envolveu também a Mācron Indústria Gráfica, responsável pela produção das embalagens, e a cleantech Pólen – parceira da Papirus que gera os créditos de reciclagem.
“Em um curto espaço de tempo, passamos a utilizar o Vitacycle em 50% das embalagens da nossa linha de produtos. Considerando que os primeiros lotes foram recebidos a partir de setembro de 2021, já foram recebidos, aproximadamente, 500 lotes de cartonagens, que corresponde aproximadamente 535 toneladas de fibras recicladas”, afirma a diretora de Qualidade do Teuto, Andreia Cavalcante.
A executiva conta que os créditos de reciclagem obtidos com o uso do Vitacycle se somam às diversas ações focadas em ESG que integram o projeto ‘Teuto Máximo Sustentável’, cujo um dos objetivos é promover o desenvolvimento da indústria, preservando os recursos naturais, além de oferecer mais qualidade de vida à população.
Compromisso sutentável da Teuto
“É de extrema relevância, sobretudo no cenário atual, sermos um real agente de transformação. E nada melhor do que termos esta ação materializada em nossos produtos, para que clientes e consumidores percebam como a nossa atuação gera impacto positivo para a sociedade, para os colaboradores e para o planeta”, acrescenta.
O diretor Comercial, da Mācron Indústria Gráfica, Felipe Salles, destaca o fato de os créditos de reciclagem da Papirus permitirem à indústria atestar a destinação correta das embalagens e atender a determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
“Estar vinculado a um sistema que permite rastrear a origem dos materiais reciclados é fundamental para atestar o cumprimento da legislação. Além disso, graças ao processo de geração destes créditos, é possível conectar toda a cadeia da economia circular, gerando valor para seus elos”, diz.
O sistema de crédito de reciclagem da Papirus é um conceito inovador e que já começa a impactar o mercado de reciclagem, dando o aval de sustentabilidade que as grandes marcas e os consumidores requerem hoje.
Já para o o CO-CEO e diretor Comercial e de Marketing da Papirus, Amando Varella, “o Teuto é um exemplo de empresa que está alinhada aos anseios da sociedade, cada vez mais pautados no consumo consciente e sustentável, e a Papirus tem orgulho de contribuir para isso com um projeto inovador e que traz valor para os brand owners (proprietários da marca) e ajuda a estruturar o mercado de reciclagem”, finaliza.
Fonte e foto: Laboratório Teuto