Rede de drogarias do Espírito Santo expande operação para o Rio de Janeiro

Santa Lúcia amplia mercado de atuação e inicia processo de expansão por Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito, São Pedro e Cabo Frio 

A Santa Lúcia, rede varejista capixaba, inaugura suas primeiras drogarias no estado do Rio de Janeiro no início agosto. Nesta primeira fase de expansão, serão cinco unidades localizadas nas cidades de Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. Atualmente com 50 lojas, a rede totalizará 55 com a bandeira Santa Lúcia muito em breve.

A primeira inauguração aconteceu dia 1º de agosto de 2023, em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. Na sequência, as lojas de Rio Bonito (2/08), Niterói/Icaraí (3/08) e São Gonçalo/Alcântara (4/08), todas com o perfil das unidades capixabas: espaçosas, iluminação adequada, sortimento variado e preços para todos os bolsos. 

A rede também traz para o Rio seus programas e convênios com as indústrias de higiene, beleza e nutrição, trabalhando com as principais categorias, linhas e marcas do mercado farma. Num primeiro momento, as novas unidades vão gerar 100 novos postos de trabalho, número que poderá ser multiplicado por dez nos próximos anos diante da intenção de continuar expandindo a rede Santa Lúcia.

“Chegamos ao momento de ampliar as fronteiras da Santa Lúcia. Queremos aproveitar as oportunidades de crescimento apoiados em uma rede que ao longo de seus 47 anos montou um quadro de colaboradores qualificados e prontos para desbravar novos mercados”, comenta Ubiratan Alexandre de Lima, gestor de Trademarketing.

Primeira rede capixaba de farmácias a expandir para fora do Espírito Santo, a Santa Lúcia contará com a expertise do grupo que a administra para atuar em solo fluminense. Os empresários Roney Cosendey e Rossine Cosendey são do Rio de Janeiro e antigos proprietários da Rede Tamoio. 

No relacionamento com o consumidor, a rede vai se posicionar de maneira semelhante ao posicionamento capixaba. “Atendimento e cuidado estão no nosso DNA. Cuidado na procedência do produto, cuidado no atendimento. Chegamos ao Rio de Janeiro para cuidar das pessoas”, observa Jaqueline Ventura, gestora de Marketing e Canais Digitais da Santa Lúcia.

Mercado do Rio de Janeiro na mira da Santa Lúcia

De acordo com dados da Close-up, empresa que audita o setor, o estado do Rio de Janeiro é o terceiro maior mercado do Brasil, representando 10,3% e movimentando R$ 17,7 bilhões em vendas, estando atrás de São Paulo (R$ 45 bi) e Minas Gerais (R$ 18,9 bi). O Espírito Santo representa apenas 2,2% do mercado nacional, com faturamento médio de R$ 3,6 bilhões.

A meta da Santa Lúcia é conquistar um espaço relevante no mercado o Rio de Janeiro. “A nossa experiência vem desde a década de 1970, quando começamos com a primeira loja. Vamos unir esse conhecimento a tudo o que aprendemos com o mercado capixaba nos últimos sete anos. Somos um time pronto para aproveitar todas as oportunidades e concorrer com preços competitivos com as grandes redes da região e atuar em um mercado robusto como o Rio de Janeiro”, afirma Roney. 

Sob nova gestão, rede revolucionou mercado capixaba 

Quando chegou ao ES, em 2016, o grupo que administrava a Tamoio encontrou um perfil de farmácia totalmente diferente do que estava acostumado a ver em Niterói e região. “As drogarias vendiam medicamentos e quase não havia lojas ofertando produtos de higiene, beleza e cosméticos. Provocamos uma revolução nesse mercado ao implantar drogarias maiores e com sortimento variado, ampliando o acesso da população a produtos que antes eram encontrados apenas nos supermercados. Transformamos a forma como o capixaba consome e se relaciona com a farmácia”, avalia o Ubiratan.

Outra mudança promovida pela Santa Lúcia nos últimos oito anos foi a introdução do ES na rota das indústrias. Atualmente, 60% dos fabricantes já operam com vendedores residentes e promotoras dedicadas à perfumaria e beleza. “Todas as mudanças proporcionaram ganhos para o estado, o consumidor e o segmento farmacêutico como um todo, inclusive indústrias e distribuidores”, relembra Ubiratan.

Sobre a Santa Lúcia

Fundada em 1976, a rede Santa Lúcia completa 47 anos de mercado este ano em franca expansão. Possui, atualmente, 50 lojas em operação em 12 municípios do Espírito Santo, com mais de 800 colaboradores empregados. A partir de agosto, com a chegada ao Rio de Janeiro, serão 55 unidades. Sua participação de mercado está em torno de 12% de market share.

As lojas, projetadas com layout inteligente, possuem mix variado de produtos, incluindo itens de higiene, perfumaria, beleza e conveniência. Além das unidades físicas, a rede investe pesado em e-commerce, tanto que as vendas digitais também serão implantadas nas lojas do Rio de Janeiro a partir da segunda quinzena de agosto.

Na Santa Lúcia, vale mencionar, algumas farmácias possuem salas de atendimento farmacêutico com vacinação, testes de Covid-19, aferição de pressão, entre outros serviços de saúde, seguindo tendência do varejo farma.
Fonte: assessoria de imprensa da Rede Santa Lúcia (Massi Comunicação)

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