Um dos destaques fica por conta da capilaridade para cidades remotas e de difícil acesso
Com projeção de alta de 25% este ano, as redes da Farmarcas estimam fechar 2022 com 1.400 lojas e R$ 6 bilhões de faturamento. Essa receita colocaria o grupo associativista no privilegiado rol das 30 maiores companhias do varejo nacional e entre as quatro do canal farma.
“A partir daí tivemos um processo de abertura de pontos de venda (PDVs) bastante intenso e um ano depois já contávamos com 90 lojas, grande parte em São Paulo e Minas Gerais. Em 2022, já abrimos 116 farmácias o que ressalta a relevância da nossa marca no varejo independente”, avalia o diretor geral da Farmarcas, Paulo Costa.
Redes da Farmarcas apostam em municípios remotos
Segundo o executivo, a administradora vem se destacando por ampliar a capilaridade para cidades remotas e de difícil acesso. Atualmente são 1.366 associados de 11 bandeiras – AC Farma, Bigfort, Entrefarma, Farma 100, Farmavale, Maestra, Mais Farma, Maxi Popular, Megapharma, Super Popular e Ultra Popular.
“Estamos registrando crescente interesse de empresários em aderir as nossas bandeiras, mas preconizamos um processo seletivo rigoroso que cultiva o trabalho de quem já é associado. Tanto que mais de 80% das nossas lojas são montadas por empreendedores que já têm uma farmácia da rede”, explica Costa.
Digitalização no radar
Como parte de um investimento orçado em R$ 15 milhões, a Farmarcas estabeleceu a digitalização das farmácias como carro-chefe do projeto de expansão. Exemplo disso é a plataforma Radar, que estabelece comunicação direta com os associados ao reunir, em uma única central, informações sobre rotinas administrativo-financeiras, performances comerciais e de marketing, favorecendo a uniformização dos processos.
A Radar ainda permite que a indústria tenha controle sobre como a farmácia está expondo os produtos de curva A, seja em ponta de gôndola, em uma prateleira ou no mobiliário combinado. De posse dessa informação, os fornecedores podem remunerar a farmácia sem a necessidade de desperdiçar tempo com visitação no PDV.
A área de inovação do grupo também foi responsável pelo desenvolvimento do Órbita neste ano. “Essa ferramenta de geolocalização vem sendo determinante para orientar os gestores na difícil tarefa de mensurar os melhores pontos para a abertura de farmácias”, explica.
Para o ano que vem o objetivo é consolidar a implementação de todas essas ferramentas. “Queremos fortalecer o BI de lojas, estimulando a cultura de profissionalização e a tomada de decisões inteiramente fundamentada em dados”, ressalta Costa.
Campanha distribuirá R$ 2 milhões em prêmios
Para encerrar o último trimestre, a Farmarcas retomou a campanha de incentivo com foco em consumidores e atendentes de farmácias. A ação prevê a entrega de 95 prêmios, sendo 84 motos, dez carros e uma casa – com valores creditados em cartões pré-pagos. A promoção terá início no dia 3 de outubro de 2022 e se estende até o dia 27 de janeiro de 2023.
“A Promoção Farmarcas: Minha Farmácia da Sorte” utiliza-se da capilaridade da Farmarcas que hoje tem lojas em pontos muito distantes do país. Ela também possibilita aos associados participar de uma iniciativa que não conseguiriam organizar sozinhos. Isso reforça o trabalho de promoção do associativismo e o empoderamento dos empresários independentes”, comenta.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/redes-da-farmarcas-r-6-bi-faturamento/