Serviço ainda não abrange venda de medicamentos de prescrição
O autoatendimento nas farmácias ainda não está plenamente difundido no varejo farmacêutico, mas um grande player do setor passou a implementar essa solução em sua operação. Com totens presentes em seis unidades, as Farmácias São João iniciaram o processo de disponibilização da tecnologia.
“Esse serviço está disponível no momento em duas lojas de Passo Fundo (RS) e em filiais nas cidades de Pelotas (RS), Florianópolis (SC), Encruzilhada do Sul (RS) e Santa Vitória do Palmar (RS)”, afirma o gerente de infraestrutura e operações de TI, Maurício Maffi. A previsão é de que, ainda no primeiro trimestre, mais 50 equipamentos sejam instalados.
“A operação é muito simples. O cliente passa seus itens em um leitor de código de barras e no final, opta pelo pagamento em cartão de débito, crédito ou pix. Junto a isso, temos o sistema de monitoramento de câmeras que oferece mais segurança na operação”, completa o coordenador de dispositivos de TI, Jones Stachelski.
Atualmente, a compra pelos totens ainda não abrange os medicamentos vendidos com prescrição. “Podem ser passados todos os produtos que estão disponíveis de acesso aos clientes, que ele possa automaticamente concluir sua compra de forma rápida e autônoma, como itens de perfumaria, conveniência, brinquedos, bazar, alimentação, floricultura, toda a parte dos MIPS”, explica o gerente.
Autoatendimento nas farmácias veio de exemplo internacional.
A ideia de implementar o autoatendimento em suas lojas veio de um exemplo internacional. Ao participar de uma missão técnica com a Abrafarma, a rede viu na prática o uso e as vantagens da tecnologia. “O projeto já vinha de algum tempo em fase de testes, porém, após a visita do presidente Pedro Henrique Brair à Suíça, essa demanda foi priorizada”, conta Maffi.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/sao-joao-autoatendimento-nas-farmacias/